Penne ao ragù de peru

/5

APRESENTAÇÃO

O ragu é uma das mais importantes instituições da cozinha italiana, tornando-se um verdadeiro motivo de orgulho no exterior, permitindo variar entre os ingredientes e oferecendo assim um molho sempre diferente escolhendo entre carne, peixe e finalmente vegetariano. E visto que gostamos muito de experimentar novas receitas, hoje queremos propor-lhes irresistíveis penne ao ragu de peru. Esta carne branca com um sabor muito mais marcante em comparação com o frango, presta-se muito bem a se tornar um molho para massa, baseado em aromas e sabores... rústicos! Portanto, se você é amante da tradição do bom ragu, mas seu paladar aventureiro o leva à busca de novas e interessantes combinações de sabores, deixe-se tentar pelas nossas penne ao ragu de peru!

Se o ragu de peru lhe agradou, experimente também esta variante enriquecida com pato: tagliatelle ao ragu de aves!

INGREDIENTES

Ingredientes para o ragù
Pennette Rigate 320 g
Peru 500 g - polpa moída
Cenouras 60 g
Aipo 60 g
Cebolas brancas 60 g
Alho 1 dente
Azeite virgem extra 50 g
Vinho branco 80 g
Sálvia quanto baste
Alecrim quanto baste
Tomilho quanto baste
Tomates Secos em Óleo 40 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para o caldo
Água 1 ½ l
Peru 400 g - desperdícios e ossos
Cenouras 30 g
Aipo 30 g
Cebolas brancas 30 g
Salsa quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar as penne ao ragu de peru comece pelo caldo que você poderá obter com os ossos. Portanto, em uma panela grande, coloque água, aipo, cenoura, cebola, salsa, sal e obviamente os ossos do peru 1 e deixe cozinhar por um par de horas em fogo baixo, retirando a espuma de vez em quando. Este caldo servirá para cozinhar o ragu, caso não tenha os ossos do peru, pode substituir com caldo de legumes. Para preparar o ragu, limpe o aipo, a cenoura, a cebola e o alho 2 e processe por alguns instantes em alta velocidade para obter pequenos cubos 3.

Sobre uma tábua, pique finamente as ervas aromáticas 4 e coloque-as em uma panela com o óleo junto com o picadinho aromático 5. Cozinhe por cerca de dez minutos. Assim que a base estiver bem temperada, adicione a carne moída de peru 6,

misture de vez em quando para evitar que queime e após um quarto de hora, adicione o vinho branco 7. Assim que o álcool evaporar completamente, adicione cerca de 300 g de caldo, prolongando o cozimento por mais 15 minutos 8. Pique os tomates secos em conserva 9

e adicione-os ao ragu 10, finalmente ajuste o sal e a pimenta 11. Enquanto isso, cozinhe a massa em bastante água fervente e salgada 12

e assim que estiver al dente, escorra e adicione ao molho 13, misture deixando cozinhar por mais alguns instantes, desta forma a massa será bem temperada 14 e finalmente sirva suas penne ao ragu de peru ainda muito quentes, guarnecendo com algumas folhinhas de tomilho 15!

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente as penne ao ragu de peru, mas se desejar, pode conservar na geladeira por no máximo um dia, cobrindo com filme plástico.

Dica

Se você é fã de picante, adicione uma bela pimenta a este molho tão gostoso! E se preferir o clássico ragu “vermelho”, adicione alguns tomates para molho.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.