Ravazzate siciliane

/5

APRESENTAÇÃO

Um pedaço de salgadinho em forma de pãozinho macio, recheado com ragù de carne e ervilhas e assado no forno: uma lembrança da Sicília para compartilhar em boa companhia! Falamos das ravazzate sicilianas, versão assada das Rizzuole com ragu bechamel e ervilhas, um típico street food para saborear a qualquer hora do dia. Uma delícia que se soma à lista de especialidades sicilianas para provar: Arancini de arroz, Scaccia, Panelle e Espetinhos palermitanos... tentem fazê-las também em casa e sirvam-nas à mesa para um jantar ou aperitivo com sabor mediterrâneo! Como todas as receitas passadas de geração em geração, as versões podem variar de família para família. Nós propomos uma variante em que o recheio vai conquistar você na primeira mordida, com sua substância e o sabor do ragù, em uma mistura irresistível que lembra o calor da ensolarada Sicília. Já está com água na boca? Siga passo a passo nossa versão das ravazzate sicilianas para realizar uma receita realmente especial!

Enriqueça seus buffets de aperitivo com outras delícias saborosas como os calzones de batata!

INGREDIENTES

Ingredientes para 13 ravazzate
Açúcar 50 g
Farinha tipo 00 500 g
Sal fino 10 g
Água 235 g - (em temperatura ambiente)
Fermento biológico seco 5 g
Banha 50 g
para o recheio
Carne de boi 200 g - moído
Salsicha 200 g
Cenouras 45 g
Cebolas brancas 45 g
Extrato de tomate 145 g
Vinho branco 50 g
Ervilhas 150 g
Água 100 g
Louro 3 folhas
Azeite virgem extra 30 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para decorar a superfície
Ovos 1
Sementes de gergelim quanto baste

Preparação

Para preparar as ravazzate sicilianas, comece com a massa. Peneire a farinha e despeje-a em uma batedeira equipada com gancho 1. Adicione o açúcar 2 e o fermento biológico seco 3.

Comece a amassar em baixa velocidade e enquanto amassa, adicione a água em temperatura ambiente aos poucos 4 e quando a água for absorvida, adicione também o sal 5. Depois adicione a banha, um pedaço de cada vez, tendo cuidado para adicionar outro pedaço apenas quando o anterior tiver sido totalmente absorvido 6.

Quando a massa se soltar do gancho e se desgrudar das bordas da batedeira 7, transfira-a para uma bancada 8. Trabalhe-a com as mãos para dar uma forma esférica à massa e transfira-a para uma tigela 9. Deixe crescer por cerca de 4 horas a uma temperatura de 28-30°C, coberta por um pano limpo ou no forno desligado com a luz acesa.

Enquanto isso, passe para a preparação do ragù começando com o Como fazer o refogado. Pique finamente a cebola, as cenouras e o aipo. Em seguida, pegue uma frigideira antiaderente para fazer o refogado do seu ragù e despeje o picado de cebola 10, cenouras 11 e aipo 12. Misture com uma espátula ou uma colher de pau os ingredientes para uniformizá-los e permitir uma cocção uniforme.

Neste ponto, adicione ao refogado também a carne moída 13. Então pegue uma tábua e retire a pele que envolve a linguiça 14. Depois, amasse levemente a linguiça com um garfo 15 e coloque-a em uma tigelinha.

Agora adicione também a linguiça ao refogado 16 e deixe cozinhar em fogo médio por cerca de 5 minutos, tendo o cuidado de misturar com uma espátula para permitir uma cocção uniforme. Em seguida, adicione o vinho branco 17 e deixe evaporar. Agora, em uma tigela à parte, dissolva o extrato de tomate com um pouco de água 18.

Depois disso, adicione o extrato de tomate à panela 19, continuando a misturar bem com uma espátula para amalgamar os ingredientes. Ajuste então o sal e a pimenta. Adicione as folhas de louro 20 e deixe cozinhar com a tampa por cerca de 30 minutos em fogo baixo. Depois, adicione também as ervilhas 21 e continue a cozinhar por mais 10 minutos.

Uma vez cozido, com a ajuda de pinças de cozinha, retire as folhas de louro 22 e transfira o ragù para um recipiente de vidro para esfriar à temperatura ambiente 23. Quando estiver frio, transfira para a geladeira (o ragù para rechear as ravazzate deve estar frio). Passadas as 4 horas de fermentação, pegue a massa e manuseie-a em uma superfície de trabalho para dar a forma de um filão 24.

Retire do filão da massa 13 pedaços com peso de 65 g cada um e forme bolinhas com as mãos 25. Pegue então uma bandeja e, depois de forrá-la com papel manteiga, disponha as bolinhas 26. Deixe crescer por cerca de 1 hora à temperatura de 28-30°C. Quando as bolinhas estiverem crescidas, achate-as levemente pressionando com os dedos 27 formando uma espécie de pequeno disco.

Agora vá preenchendo suas ravazzate. Com uma colher, coloque no centro do disco o ragù já frio 28 e feche unindo as bordas e pressionando levemente com as pontas dos dedos 29. Em seguida, feche também as outras bordas até formar uma espécie de saquinho 30.

Quando estiver bem selado, trabalhe-o para dar uma forma esférica 31. Repita a operação até preencher todas as bolinhas de massa. Coloque as ravazzate bem espaçadas umas das outras em uma assadeira forrada com papel manteiga, com a parte da junção voltada para baixo 32. Em uma tigelinha à parte, quebre um ovo e pincele as bolinhas de massa. Então decore com sementes de gergelim e leve ao forno pré-aquecido a 200°C por 20 minutos (ou em forno ventilado a 180°C por 10 minutos). Retire do forno 33, deixe esfriar levemente e saboreie suas ravazzate sicilianas!

Conservação

As ravazzate sicilianas podem ser conservadas na geladeira por 2-3 dias. Antes de servir, aqueça levemente. Podem ser congeladas uma vez cozidas se você usou apenas ingredientes frescos.

O ragù pode ser conservado na geladeira, fechado em um recipiente hermético, por no máximo 2-3 dias. É possível congelar o ragù se você usou apenas ingredientes frescos.

Conselho

O truque para o sucesso das ravazzate sicilianas está na temperatura do ragù: ele deve estar bem frio e compacto para evitar que durante o cozimento libere mais líquido e o recheio acabe vazando.

Se você não quiser usar o extrato de tomate, sugiro adicionar ao ragù enquanto cozinha um pouco de fécula de batata ou amido de milho para tornar o ragù mais compacto e evitar que vaze durante o cozimento.

Curiosidade

Lugares icônicos para lanches e delícias locais para levar à mesa, as rotisserias sicilianas deram origem a muitas preparações. Entre elas, encontram-se ravazzate, rizzuole e iris que se tornaram tão populares a ponto de serem símbolos e identificadas com elas. A preparação típica da rotisseria siciliana envolve uma massa recheada e depois assada ou frita para um lanche ou prato único rico!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.