Ravioli à moda valtellinese

/5

APRESENTAÇÃO

Quem não os conhece fica encantado ao primeiro gosto, quem os aprecia desde sempre encontra novas desculpas para fazer abundantes banquetes! Falamos dos pizzoccheri à moda valtellinese, um prato típico da Valtellina à base de massa fresca feita com trigo sarraceno, enquanto o tempero é de batatas, repolho e queijos alpinos como o Latteria. Queremos propor uma releitura "recheada" dos clássicos: os raviolis à moda valtellinese. A massa fresca é feita com farinha de trigo sarraceno e ovos, e o recheio é o clássico de batatas e repolho. Para temperar esses saborosos raviolis, muito bom queijo Casera e algumas folhas de sálvia para perfumar esta massa recheada de bondade! Estão prontos para se apaixonar pelos raviolis à moda valtellinese?

Descubra outras especialidades desta região:

  • Pizzoccheri brancos da Valtellina
  • Sciatt

Se você gosta de reinventar os pratos clássicos, experimente também os raviolis com recheio duplo!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa
Farinha tipo 00 200 g
Farinha de trigo sarraceno 200 g
Ovos 4 - médias
para o recheio
Batatas 2
Repolho ½
Alho 2 dentes
Manteiga 30 g
Sálvia quanto baste
Sal fino quanto baste
Água quanto baste
para temperar
Valtellina Casera 100 g
Manteiga 50 g
Sálvia quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar os raviolis à moda valtellinese, comece pela massa fresca: em uma tigela, junte a farinha 00 e de trigo sarraceno 1 e misture para combiná-las 2. Quebre 4 ovos e junte-os às farinhas, em seguida amasse tudo primeiro com um garfo 3,

depois com as mãos 4 e, quando os ovos estiverem completamente absorvidos, transfira para a bancada 5. Trabalhe até obter uma massa lisa e compacta. Envolva a massa em filme plástico e deixe descansar por 30 minutos 6.

Dedique-se ao recheio: descasque as batatas 7 e corte-as primeiro em fatias 8, depois em tirinhas 9

e finalmente em cubinhos bem pequenos 10. Retire a parte central mais dura do repolho 11, depois corte em julienne 12.

Pique as folhas de sálvia, depois em uma panela derreta 30 g de manteiga, adicione as folhas de sálvia 14 e 2 dentes de alho inteiros com a casca 15.

Adicione também as batatas e o repolho 16, salgue e doure em fogo médio até ficarem com uma cor marrom. Adicione uma concha de água 17 e cozinhe por mais 5-7 minutos, mexendo delicadamente de vez em quando: a água deve ser absorvida e as batatas devem ficar macias 18.

Uma vez pronto o recheio, transfira-o para uma tigela e retire os dentes de alho 19, amasse tudo com um garfo 20 e deixe esfriar. Coloque para ferver em uma panela grande bastante água salgada. Pegue a massa fresca e coloque em uma superfície de trabalho levemente enfarinhada com farinha de trigo sarraceno 21.

Estenda com um rolo até uma espessura não muito fina, pois a massa não é muito elástica e pode rasgar 22 (você também pode usar a máquina de macarrão, até a marca nº4). Divida a massa em 2 tiras e coloque montinhos de recheio em uma tira, espaçando-os 3-4 cm um do outro 23. Pincele com um pouco de água as bordas 24

e sobreponha a outra tira de massa para aderir 25, então corte os raviolis com um cortador 26: optamos por um cortador redondo de cerca de 8-9 cm 27.

Rale o queijo Casera com um ralador de orifícios grandes 28. Cozinhe os raviolis em água fervente salgada 29 por 5 minutos; enquanto isso, derreta 50 g de manteiga em uma panela grande junto com as folhas de sálvia 30.

Escorra os raviolis diretamente na panela com a manteiga e a sálvia 31, desligue o fogo e mexa delicadamente 32; acrescente o Casera ralado 33!

Tempere com um pouco de pimenta 34, cubra por alguns instantes 35, então sirva seus raviolis à moda valtellinese bem quentes 36!

Conservação

É recomendado consumir na hora. Os raviolis à moda valtellinese podem ser conservados por 1 dia na geladeira e aquecidos conforme necessário no micro-ondas ou em uma panela em fogo baixo.

Os raviolis crus podem ser congelados.

Dica

No lugar do Casera, você pode usar o Bitto ou o Branzi. Se não os encontrar, uma boa fontina também funcionará bem!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.