Ravioli de peixe

/5

APRESENTAÇÃO

Um prato principal de massa fresca recheada, sofisticado e saboroso: os raviolis de peixe! Esses deliciosos raviolis conquistam a família toda por sua cremosidade e recheio saboroso. Vale a pena tirar a poeira da sua velha máquina de macarrão da vovó para preparar esta receita de massa, e seus convidados, tão deliciados, vão retribuir com sorrisos alegres que vão animar a mesa das festas desde a primeira prato! Para quem é mais experiente será moleza, para quem está começando pode se tornar um desafio saboroso, um presente culinário precioso para compartilhar com seus entes queridos nos dias de festa.

Experimente também os Ravioli de ricota e espinafre, uma clássica alternativa vegetariana para os dias de jejum ou os sofisticados raviolis verdes recheados de bacalhau.

INGREDIENTES

Para a massa fresca (para 48 raviolis)
Farinha tipo 00 300 g
Ovos 3
Para o tempero
Salmão fumado 100 g
Camarões 250 g
Ricota 200 g
Tomilho quanto baste
Conhaque 5 g
Noz-moscada quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Alho 1 dente
para o molho
Passata de tomate 200 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Alho 1 dente
Creme de leite fresco líquido 50 g
Tomilho quanto baste

Preparação

Para preparar os raviolis de peixe, comece peneirando a farinha em uma tigela 1; em outra tigela, quebre os 3 ovos para evitar que pedaços de casca acabem na massa. Despeje os ovos no centro da farinha e comece a misturar primeiro com um garfo 2, depois transfira para a bancada e sove com energia 3. Considere que, de acordo com a capacidade de absorção da farinha, pode ser necessário um pouco mais se a massa ficar grudenta. A dica é sempre deixar 40-50 g da quantidade recomendada de lado e adicionar conforme necessário.

Depois que a massa tiver absorvido os ovos, transfira para uma superfície enfarinhada e continue a sovar à mão até obter um bloco liso e homogêneo 4. Neste ponto, cubra com filme plástico e deixe descansar em temperatura ambiente por cerca de 30 minutos, longe de correntes de ar. Enquanto isso, cuide do recheio: limpe os camarões cortando a cabeça, o exoesqueleto, as patas e retire o intestino, ou seja, o filamento preto localizado no dorso do camarão 5. Para saber mais sobre este procedimento, consulte nosso guia: Como limpar os camarões. Então aqueça um pouco de azeite em uma frigideira antiaderente, acrescente o dente de alho descascado e inteiro 6;

deixe aromatizar por alguns minutos e depois remova o alho. Adicione os camarões 7, refogue por um minuto em fogo alto, depois regue com o conhaque 8 e deixe evaporar. Depois de evaporar, desligue o fogo 9.

Transfira os camarões cozidos para o liquidificador, adicione o salmão 10, a ricota, tempere com noz-moscada 11 e pimenta a gosto, não adicione sal porque o salmão defumado já é bem salgado. Bata tudo até obter uma mistura homogênea 12.

Perfume o recheio com as folhinhas de tomilho 13 e reserve. Pegue a massa fresca, retire o filme plástico e com a espátula divida em duas partes iguais, cubra uma parte com filme plástico para não secar e trabalhe a outra estendendo com a máquina de macarrão 14 até uma espessura de cerca de 1 mm (até o número 8 da máquina) 15. Você obterá uma longa folha que deve ser dividida em duas partes iguais.

Pegue a forma de ravioli, polvilhe com farinha 16, pegue uma das duas folhas (cubra a outra com filme plástico para não secar), estenda levemente com o rolo para que tenha a mesma largura da forma, em seguida coloque por cima e pressione levemente a parte das cavidades para criar as concavidades 17, recheie a massa com uma colherzinha de recheio 18, não exagere para não correr o risco de não selar bem os raviolis e eles abrirem durante o cozimento.

Pincele as bordas com água para melhor aderência da massa 19, cubra com a segunda folha 20, pressione com as mãos e depois role o rolo para que as duas folhas de massa se selam bem 21.

Remova delicadamente o excesso de massa 22, vire a forma para soltar os raviolis 23 e coloque-os em um pano de prato polvilhado com farinha 24.

Prepare então o tempero: leve à fervura uma panela cheia de água que servirá para cozinhar os raviolis, salgue a gosto quando estiver fervendo. Em seguida, em uma panela de bordas altas, adicione um fio de azeite, aromatize por alguns minutos com o dente de alho descascado inteiro 25. Depois, retire-o e despeje o purê de tomate, adicione pimenta, sal a gosto 26; cozinhe em fogo moderado por cerca de 15 minutos. Assim que o molho estiver pronto, cozinhe os raviolis na água salgada fervente (evite ferver vigorosamente para não desmanchar os raviolis) 27. Cozinhe por cerca de dois minutos ou até que flutuem na superfície.

Enquanto isso, agora que o molho está pronto, despeje o creme de leite fresco na panela 28, misture e cozinhe mais alguns minutos em fogo baixo; quando os raviolis flutuarem na superfície 29, escorra-os diretamente no molho 30.

Misture delicadamente para evitar desmanchar 31, tempere com algumas folhinhas de tomilho 32 e sirva seus raviolis de peixe bem quentes 33.

Conservação

Recomenda-se cozinhar os raviolis assim que preparados, como alternativa, você pode armazená-los no congelador por algumas horas ou por no máximo 1 mês. Para congelá-los, proceda da seguinte forma: coloque a bandeja com os raviolis no congelador por algumas horas ou até ficarem duros. Em seguida, coloque-os em sacos plásticos para alimentos. Quando quiser usá-los, retire o saco do congelador e cozinhe-os ainda congelados em bastante água salgada.

Conselho

Os raviolis de peixe são um prato para saborear o ano todo em suas ocasiões especiais, até mesmo no Natal ou na Véspera.

Quando a estação permitir, você pode temperá-los com um molho fresco de tomatinhos cereja ou com um perfumado molho de manjericão.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.