Ravioli de camarão com stracciatella e grelos

/5

APRESENTAÇÃO

Se você quer mostrar suas habilidades culinárias, esses raviolis de camarão com stracciatella e grelos serão sua oportunidade! Nada supera o prazer de fazer a Massa fresca de ovo (massa e formatos) em casa, e os raviolis são um dos pratos principais mais gratificantes de preparar, pensemos em um clássico: os Ravioli de ricota e espinafre. Nesta receita, no entanto, optamos por uma forma mais sofisticada e elegante para os raviolis, o invólucro perfeito para o delicioso recheio que reúne terra e mar: são ideais para um jantar especial como a ceia de véspera de Natal ou para o Ano Novo! O recheio desses raviolis é uma mistura fresca e aromática de camarões, e para temperar escolhemos uma redução de caldo de crustáceos de sabor intenso. Completam o prato um molho de stracciatella e um creme de grelos, criando um prato principal com contrastes cativantes. Deixe-se tentar por esses raviolis gourmet especiais!

Se você gosta deste tipo de preparação, descubra também:

INGREDIENTES

para os raviolis
Farinha tipo 00 200 g
Ovos 2
Sal fino quanto baste
para o recheio
Camarões 300 g - argentinos
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Ricota de vaca 200 g
Lima 1
Extrato de tomate 1 colherinha
Cognac 30 g
Endro 1 ramalhete
Cenouras 1
Cebolas brancas 1
Aipo 1 talo
para temperar
Stracciatella 100 g
Verduras de nabo 250 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Alho 1 dente

Preparo

Para preparar os raviolis recheados de camarões, stracciatella e grelos, comece pela massa fresca: em uma tigela coloque a farinha e os ovos 1, misture primeiro com o garfo 2 e depois com as mãos, transferindo para a superfície de trabalho 3.

Trabalhe por cerca de 10 minutos com energia, então forme uma bola, embrulhe com filme plástico 4 e deixe descansar na geladeira por 30 minutos. Limpe os camarões guardando tanto a cabeça quanto a casca (servirão para o caldo de crustáceos!) 5, descasque e corte em pedaços cebola, cenoura e aipo 6.

Doure os vegetais em uma panela com um fio de azeite 7, adicione as cascas e cabeças dos camarões 8 e o extrato de tomate 9.

Perfume com um maço de endro 10, flambe com o conhaque 11 e flambe (esta operação não é indispensável, se não se sentir confiante com este tipo de operação pode evitar e esperar que a parte alcoólica evapore: levará poucos minutos). Depois, cubra com água fria 12 e cozinhe por 30 minutos.

Pique os camarões com uma faca 13, coloque-os em uma tigela com a ricota 14, misture e tempere com sal e raspas de limão 15.

Retire a massa fresca e achate-a com o rolo após dividi-la em pedaços menores 16, trabalhe um pedaço por vez mantendo os outros cobertos com filme plástico, assim não secarão. Estenda a massa com a máquina de macarrão até atingir uma espessura de cerca de 3 mm 17, corte retângulos longos, recorte quadrados de cerca de 5 cm 18.

Recheie com o recheio de camarão e ricota ajudando-se com o saco de confeitar 19. Agora feche a massa criando saquinhos: levante os cantos opostos 20 e faça-os aderir 2122.

Pressione bem com os dedos a massa para formar o saquinho 23. Transfira os raviolis para uma bandeja forrada com papel manteiga enfarinhado 24.

Coe o caldo e reserve uma concha para os grelos 25. Deixe o resto do caldo reduzir no fogo até criar um molho denso e concentrado (levará pelo menos 30 minutos). Cozinhe os grelos na panela com azeite, alho e sal fino 26 até murcharem 27.

Adicione metade dos grelos ao caldo de crustáceos reservado 28 e um fio de azeite, bata com o mixer de mão 29 até obter um molho 30.

Bata também a stracciatella 31 para obter um molho liso. Cozinhe os saquinhos em água fervente com sal até subirem à superfície 32. Enquanto isso, despeje a redução do caldo de peixe na panela 33.

Escorra os raviolis 34 na panela com a redução do caldo 35 e deixe-os apurar por um instante. Sirva os raviolis: distribua no prato a stracciatella, o molho de grelos, depois coloque os raviolis por cima e decore com os grelos inteiros reservados 36.

Conservação

Uma vez preparados os raviolis, recomendamos cozinhar imediatamente e, uma vez cozidos, é melhor consumi-los imediatamente; como alternativa, é possível conservar os raviolis restantes na geladeira por no máximo 1 dia. Se preferir, pode conservar os raviolis no congelador por no máximo 1 mês. Proceda da seguinte forma: coloque a bandeja com os raviolis no congelador por algumas horas ou até endurecerem, depois disponha-os em sacos de congelamento. Quando quiser utilizá-los, retire o saco do congelador e cozinhe-os ainda congelados, colocando-os diretamente na água ou caldo fervente.

Dica

Os tempos de cozimento para a redução do caldo podem variar conforme a densidade do caldo, mas considere que levará pelo menos 30 minutos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.