Risoto com creme de abóbora e pecorino

/5

APRESENTAÇÃO

O risoto com creme de abóbora e pecorino eleva o prato principal mais amado da temporada de outono a um nível estrelado, graças ao chef Giuseppe Mancino, que valorizou com um toque pessoal e intrigante este legume rústico de sabor atemporal. A doçura típica da abóbora se harmoniza com novos sabores especiados e o toque cremoso, essencial nos risotos, é ainda mais acentuado graças a um aveludado molho de pecorino. Doce e salgado encontraram aqui um equilíbrio perfeito, para saborear a cada garfada! Experimente você também preparar em casa este apetitoso risoto gourmet com a receita do risoto com creme de abóbora e pecorino!

Aproveite o outono para preparar também estes risotos com abóbora:

INGREDIENTES

Arroz Carnaroli 320 g
Manteiga 25 g
Avelãs torradas quanto baste
Café em pó quanto baste
Sálvia quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
para o caldo de legumes
Cenouras 2
Aipo 3 talos
Cebolas roxas 1
Cravos-da-índia 2
Pimenta-do-reino em grãos quanto baste
Água quanto baste
para o creme de pecorino
Creme de leite fresco líquido 125 g
Queijo pecorino 50 g - (para ralar)
Parmigiano Reggiano DOP 50 g - (para ralar)
para o creme de abóbora
Abóbora delica 600 g
Tomates-cereja 100 g
Cebolas roxas ½
Manteiga 85 g
Pimenta fresca 2
Sálvia 4 folhas
Curry 1 colherinha
Caldo de legumes quanto baste
Creme de leite fresco líquido quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para dar cremosidade
Manteiga 60 g - (para ralar)
Parmigiano Reggiano DOP 50 g

Preparo

Para preparar o risoto com creme de abóbora e pecorino, comece limpando a cenoura, o aipo e a cebola para o caldo 1. Coloque os legumes em uma panela grande, cubra com água e tempere com pimenta em grãos e cravos-da-índia 2. Aqueça a chama e cozinhe por cerca de 45 minutos. Enquanto isso, prepare o creme de Pecorino: em uma panela pequena, coloque o creme de leite, o pecorino 3 e o Parmigiano Reggiano DOP ralados.

Leve à ebulição, mexendo com um batedor 4. Quando o queijo estiver derretido, retire a panela do fogo e bata com um mixer de imersão 5 para obter um creme liso e aveludado 6.

Passe para o creme de abóbora: descasque e fatie meia cebola 7, depois em uma frigideira, coloque um fio de óleo, os tomatinhos 8 e os pimentões inteiros 9.

Continue com a cebola 10 e a sálvia 11, adicione sal e pimenta 12. Deixe fritar em fogo moderado.

Enquanto isso, limpe a abóbora: retire as sementes 13, tire a casca 14 e corte em cubos 15.

Adicione a abóbora 16 e a manteiga 17, tempere com sal e cubra com a tampa 18. Cozinhe por cerca de 20 minutos em fogo baixo.

Quando a abóbora estiver pronta, retire a sálvia, a pimenta e os cravos-da-índia 19. Transfira o tempero para uma tigela, adicione o creme de leite 20 e uma concha do caldo de legumes em cozimento 21.

Tempere com o curry 22 e bata com um mixer de imersão 23, depois ajuste o sal 24.

Coe o creme através de uma peneira 25 para deixá-lo mais liso 26; se preferir, pode omitir esta etapa. Prepare o arroz: em uma panela, derreta a manteiga e o óleo 27.

Coloque o arroz, adicione sal e deixe tostar até que os grãos estejam bem quentes 28. Enquanto isso, recupere o caldo que você preparou 29 e coe 30.

O caldo está pronto 31, adicione-o aos poucos ao arroz para cozinhá-lo 32. Após cerca de 6-7 minutos, incorpore também o creme de abóbora 33 e termine o cozimento.

Quando o arroz estiver pronto, finalize com queijo e manteiga 4 e misture tudo. Sirva imediatamente o risoto com creme de abóbora guarnecido com o creme de pecorino, folhas de sálvia, avelãs torradas e pó de café 36!

Conservação

Recomendamos consumir imediatamente o risoto com creme de abóbora e pecorino. Se sobrar, você pode conservar na geladeira por um par de dias, sem o creme de pecorino.

Conselho

Como alternativa ao curry, você pode usar cominho ou gengibre, fresco ou em pó.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.