Risoto de limão

/5

APRESENTAÇÃO

O limão é uma das frutas mais usadas na cozinha, sua polpa ácida e suculenta nos oferece um concentrado fresco e perfumado e sua casca amarela e rugosa é um verdadeiro aroma natural, ideal para temperar muitos pratos doces e salgados, de mar e de terra sem reservas, pois o sabor combina bem com tudo: sorbets, tiramisù, tagliolini, frango e escalopes e muito mais. Nossa longa lista de delícias hoje se enriquece com mais uma saborosa preparação: o risoto de limão, um primeiro prato cremoso e delicado feito sem manteiga. O risoto é cozido lentamente com um caldo especial e incomum, com notas agradavelmente ácidas. A adição de queijo robiola torna o prato mais leve, mas envolvente. Pouco esforço e grande resultado para um primeiro prato aromático perfeito não só para os menus do dia a dia, mas também para jantares entre amigos.

Se você ama risotos de sabores incomuns, não perca a versão com morangos!

INGREDIENTES

Arroz Carnaroli 320 g
Casca de limão 1
Vinho branco 40 g
Robiola 100 g
Tomilho 1 raminho
Queijo pecorino romano 20 g
para o caldo
Água 1 ½ l
Cenouras 80 g - (já descascado e aparado)
Cebolas brancas 80 g - (já limpos)
Aipo 80 g - (já descascado)
Limões 1 - de tamanho médio
Sal grosso 1 colherinha
Pimenta-do-reino em grãos 1 colherinha

Preparo

Para preparar o risoto de limão, primeiramente, prepare o caldo de legumes aromatizado com limão: lave e descasque a cenoura, o aipo e a cebola (os pesos dos legumes mencionados na receita se referem aos legumes já descascados) 1 coloque-os em uma panela, adicione o limão (de preferência não tratado) lavado e cortado ao meio 2, tempere com a pimenta em grãos e o sal.

cubra com água 4 e cozinhe por 30 minutos a partir da fervura. Uma vez pronto, coe o caldo através de uma peneira 5 e mantenha-o quente na panela. Torre o arroz em uma caçarola por 3-4 minutos, sem adicionar qualquer tempero 6 e mexendo frequentemente.

Regue com o vinho branco 7, deixe evaporar e, em seguida, continue cozinhando por cerca de 16-18 minutos, adicionando o caldo de legumes quente uma concha de cada vez 8, cuidando para esperar que cada adição de caldo seja bem absorvida antes de adicionar mais líquido. Quando o arroz estiver cozido, apague o fogo e adicione o queijo ralado 9

e a robiola 10. Perfume com folhas de tomilho 11, a casca ralada do limão 12

e adicione mais uma concha de caldo. Misture para combinar e, para finalizar, adicione a pimenta moída a gosto 14. Sirva o risoto de limão imediatamente, bem quente 15.

Conservação

O risoto de limão pode ser conservado na geladeira coberto com filme plástico ou em recipiente hermético por um dia. Não recomendamos congelar.

Dica

Recomendamos servir o risoto imediatamente, pois ele pode secar por não conter manteiga.

Se você gosta de notas crocantes, adicione algumas amêndoas laminadas tostadas para decorar o prato.

Simples e elegante, o risoto de limão também pode ser servido como primeiro prato vegetariano para o Natal!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.