Risoto de açafrão
- Fácil
- 40 min
 
				O risoto com codornas é um prato principal antigo que parece ter sido apreciado principalmente por caçadores e, se acompanhado por uma boa porção de carne (pelo menos 2 codornas por pessoa), tornava-se um substancioso prato único.
Realizamos este risoto usando apenas as coxas das codornas, parte mais carnuda e macia da ave, mas nada impede que você utilize o pássaro inteiro.
 
										Para a preparação do risoto com codornas, adquira 16 coxas de codorna, 4 por pessoa: antes de proceder com a preparação, é aconselhável chamuscar as coxas por alguns instantes para eliminar eventuais resíduos de penas.
Em uma panela, coloque 5 colheres de sopa de óleo, um ramo de alecrim, algumas folhas de sálvia, um dente de alho amassado e as coxas de codorna que você vai dourar por alguns minutos de cada lado, adicionando uma pitada de pimenta;
 
										assim que as coxas de codorna estiverem douradas, molhe-as com meio copo de vinho branco e deglace o conjunto; quando o vinho tiver evaporado, retire as coxas de codorna e reserve-as aquecidas. Da mesma panela, elimine o alecrim e a sálvia; descasque e pique a cebola, doure-a em uma frigideira com 20 g de manteiga e despeje diretamente na mesma panela de cozimento das codornas, adicione o arroz e toste-o no molho criado, molhe com o outro meio copo de vinho e termine o cozimento adicionando uma concha de caldo toda vez que o arroz secar.
 
										Enquanto isso, pegue 8 das 16 coxas reservadas e desosse-as, picando a carne que será adicionada ao arroz em cozimento; ao final do cozimento, desligue o fogo certificando-se de que está bem temperado com sal, adicione a manteiga restante e o Grana Padano DOP ralado, misturando bem para incorporar.
 
										Agora sirva o risoto, guarnecendo o topo com duas coxas de codorna por prato.