Lula ao molho
- Fácil
- 1 h 5 min
As Lulas ensopadas são um clássico da cozinha mediterrânea, amadas pelo seu sabor genuíno e facilidade de preparo. Nesta receita, explicamos como fazer a variante em branco: as lulas ensopadas sem tomate! O método de cozimento é o mesmo, mas em vez do molho, adicionamos batatas para obter um prato principal de peixe completo e nutritivo. Lulas e batatas, afinal, são uma dupla vencedora com a qual não se corre o risco de errar! Se você está procurando um prato simples e saboroso para o seu menu de frutos do mar, então basta seguir esta receita e servir as lulas ensopadas sem tomate com bruschettas temperadas com alho e óleo... o sucesso é garantido.
Experimente também estas receitas com lulas:
Experimente também a variante lulas-espada ensopadas!
Para preparar as lulas ensopadas sem tomate, primeiro cuide da limpeza das lulas (ou peça ao seu peixeiro de confiança para limpá-las): separe a cabeça do corpo 1, retire o bico e os olhos 2, depois abra o manto e retire a pele. Por fim, enxágue bem sob água corrente, inclusive os tentáculos. Corte as lulas em tiras com cerca de meio centímetro de largura 3.
Descasque as batatas e corte-as ao meio no sentido do comprimento, depois corte-as novamente ao meio e, por fim, em cubos não muito grandes 4. Em uma panela, doure os dentes de alho com casca 5, depois adicione as lulas 6 e doure por alguns minutos em fogo alto.
Adicione as batatas 7 e regue com o vinho branco 8, depois deixe evaporar a parte alcoólica 9.
Derrame na panela um copo de água 10, salgue 11 e apimente, depois abaixe o fogo e cubra com a tampa 12. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando.
Passado esse tempo, prove as batatas para verificar se estão cozidas: devem estar macias, mas não desmanchadas. Aumente então o fogo e deixe o caldo de cozimento engrossar por cerca de 5 minutos, depois remova o alho da panela 13 e perfume com a salsinha picada 14. As suas lulas ensopadas sem tomate estão prontas para serem servidas 15!