Risoto de mirtilos silvestres e cebolinha

/5

APRESENTAÇÃO

O risoto de mirtilos é um prato principal criativo e refinado que lembra a montanha e Trentino Alto Adige.
Muito delicado e leve, é saboroso e agradável, não pesa no paladar e pode ser apreciado em qualquer estação (desde que você encontre mirtilos!); também é ótimo morno, portanto, fabuloso em um dia quente de verão!

INGREDIENTES

Ingredientes para o risoto
Cebolinha verde 1 colher - para picar
Arroz Carnaroli 320 g
Manteiga 50 g
Mirtilos 200 g
Vinho tinto 1 copo
Caldo de legumes 1 l
para enfeitar
Mirtilos 50 g
Cebolinha verde quanto baste

Preparação

Primeiro prepare o caldo de legumes colocando em uma panela grande uma cenoura limpa, uma cebola, um talo de aipo e duas folhas de louro, despeje 1,2l de água e leve para ferver; deixe ferver cerca de 15-20 minutos, ajuste o sal e mantenha aquecido para o cozimento do risoto. Limpe os mirtilos, reserve pelo menos um par para cada comensal como decoração e coloque os restantes em uma panelinha com cerca de 20g de manteiga 1 e cozinhe em fogo bem baixo por 10 minutos 2, ou até que os mirtilos se desfaçam 3.

Em uma panela, derreta o restante da manteiga e toste o arroz com a cebolinha picada por alguns minutos em fogo moderado, mexendo com uma colher de pau 4; adicione o copo de vinho tinto 5, deixe evaporar o álcool e então comece a adicionar o caldo, duas conchas de cada vez, mexendo delicadamente com a colher; enquanto isso, com a ajuda de um mixer de imersão, bata os mirtilos 6

quando o arroz estiver quase cozido, após cerca de 15 minutos, passe a purê assim obtida por uma peneira e adicione ao arroz 7. Termine então o cozimento, se necessário adicione também uma concha de caldo. Desligue o fogo, acrescente uma generosa noz de manteiga 9 e mexa o risoto misturando para derreter a manteiga com o calor do arroz; deixe descansar por mais um minuto sem mexer e sirva colocando o arroz nos pratos e decorando cada um com um par de mirtilos e um talo de cebolinha.

Conselho

Nós fizemos este prato com um vinho tinto Lagrein do Trentino, com aroma de violeta e frutas vermelhas, excelente também para acompanhar este risoto, mas você pode optar por qualquer vinho tinto frutado; se quiser, pode polvilhar o risoto com queijo ralado, ou levá-lo à mesa e deixar que os comensais decidam se desejam usá-lo.

Curiosidade

O mirtilo floresce no mês de maio e frutifica em julho-agosto com bagas pretas, polpa colorida e cobertas por pruína. Cresce espontaneamente na Europa e é encontrado nos Alpes e nos Apeninos até Abruzzo.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.