Risotto com pesto de abobrinha, iogurte e camarões

/5

APRESENTAÇÃO

O risoto de pesto de abobrinha com iogurte e camarões é um prato principal muito delicado, com um sabor envolvente e cremoso. O sabor do mar é dado pelo gosto refinado dos camarões e pelo caldo feito com as cascas e cabeças.
O pesto de abobrinha, enriquecido com iogurte grego, dá a este risoto uma cremosidade inigualável e uma nota de doçura refinada.
O buquê de sabores inclui também a casca de limão que dá frescor a este convidativo prato principal. Surpreenda os seus convidados com o risoto de pesto de abobrinha, iogurte e camarões, uma explosão de sabores mediterrâneos que irá conquistar a cada garfada!

INGREDIENTES

Ingredientes para o risoto
Arroz Carnaroli 350 g
Camarões 300 g
Chalota 1
Manteiga 50 g
Vinho branco seco 50 ml
Casca de limão 1 - não tratado
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o pesto de abobrinha
Abobrinhas 200 g
Iogurte grego 70 g
Pinhões 30 g
Azeite virgem extra 50 ml
Manjericão 8 folhas
Para o caldo
Água 1 ½ l
Cebolas brancas 1 - média
Cenouras 1 - média
Aipo 1 talo
Salsa 1 ramalhete
Sal fino quanto baste

Preparo

Para preparar o risoto de pesto de abobrinha, iogurte e camarões, comece pela limpeza dos camarões que serão usados para o risoto e para preparar o caldo de crustáceos, cujo procedimento você pode encontrar também aqui. Lave os camarões em água corrente, coloque-os em uma tábua de corte e retire delicadamente a cabeça e a casca (1-2) de cada um. Reserve as cabeças e cascas para preparar o caldo e, em outra tigelinha, recolha a carne. Se preferir, você pode deixar alguns camarões descascados, mas com o rabo, para saltear na frigideira com um fio de óleo para a decoração final do prato. Em seguida, lave, limpe e corte em pedaços o talo de aipo e a cenoura; corte também a cebola em fatias, removendo previamente as camadas externas 3.

Coloque o refogado em uma panela grande com um fio de óleo. Deixe dourar levemente por alguns instantes em fogo baixo, depois adicione as cascas e cabeças dos camarões. Adicione também a salsinha fresca picada diretamente na panela com as mãos 5. Adicione também 1,5 litros de água 6.

Ajuste o sal e a pimenta e deixe cozinhar por pelo menos 30-40 minutos em fogo baixo 7; durante o cozimento, você pode retirar a espuma do caldo com uma escumadeira, tendo o cuidado de enxaguá-la cada vez, para eliminar qualquer resíduo. O caldo deverá reduzir para pouco mais da metade em relação ao líquido inicial 8. Passado esse tempo, coe o caldo com uma peneira de malha fina 9, tentando retirar o máximo de líquido possível. Descarte as cascas,

e reserve o caldo obtido 10 para adicionar ao risoto durante o cozimento. Para preparar o risoto, comece pelo refogado: em uma tábua, limpe e pique finamente a chalota 11. Coloque-a em uma panela grande com 30 g de manteiga e refogue por alguns instantes em fogo baixo, depois adicione o arroz Carnaroli em forma de chuva 12.

Deixe o arroz tostar por alguns minutos e, em seguida, adicione o vinho branco e deixe evaporar. Neste ponto, você pode adicionar uma concha do caldo de crustáceos coado, mexendo com uma colher de pau e esperando que seja bem absorvido antes de adicionar mais. Enquanto o risoto cozinha, você pode preparar o pesto de abobrinha. Rale as abobrinhas 14 e, em seguida, deixe escorrer a água de vegetação em uma peneira de malha fina (você pode acelerar o processo colocando um prato e um peso sobre as abobrinhas para que, com a pressão, percam mais líquido).

Em seguida, coloque as abobrinhas em um processador, adicione os pinhões 16, o iogurte grego 17 e acione as lâminas até obter um composto homogêneo 18. Se preferir obter um resultado ainda mais denso e cremoso, pode misturar o pesto de abobrinha e o iogurte em uma tigelinha, usando uma colher.

Coloque o pesto de abobrinha e iogurte no risoto 19, deixe apurar por alguns instantes e, se necessário, adicione mais uma concha de caldo. Quando faltarem poucos minutos para o término do cozimento do risoto, adicione também os camarões crus 20 que você havia reservado. Misture bem com uma colher de pau para integrar os ingredientes 21.

Neste ponto, rale também a casca de 1 limão não tratado diretamente sobre o risoto 22. Ajuste o sal e a pimenta a gosto, então desligue o fogo e finalize o risoto com a manteiga restante. Desligue o fogo, e seu risoto de pesto de abobrinha, iogurte e camarões está pronto para ser saboreado 23. Você pode servir, decorando se desejar com alguns camarões salteados na frigideira 24.

Dica

Para aromatizar o risoto, você também pode usar o clássico pesto genovês.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.