Roast beef in crosta di sale

/5

APRESENTAÇÃO

Aqui está um segundo prato tão suculento quanto simples de preparar, pode ser feito com antecedência e garantirá o aplauso dos seus convidados: o roast beef, um prato típico da culinária anglo-saxônica. Hoje propomos prepará-lo em uma de suas melhores expressões: o roast beef em crosta de sal! O corte mais tenro é temperado com ervas aromáticas e cozido envolto em uma camada de sal para manter a carne macia e suculenta, sem usar gorduras. Este método de cozimento é perfeito para reter a umidade e os sucos da carne, mas principalmente para permitir que cozinhe lentamente e de maneira uniforme, penetrando no interior do roast beef sem queimar a parte externa. O sal grosso proporciona uma agradável salinidade à preparação sem cobrir o sabor. Sugerimos levar à mesa a assadeira com o roast beef ainda coberto de sal e quebrar a crosta na frente dos seus amigos para deixá-los... com água na boca!

Não perca também estas deliciosas receitas de roast beef:

 

INGREDIENTES
Ingredientes para 650 g de carne
Carne de boi 650 g - (corte para rosbife)
Sal grosso 2 kg - grosso
Alecrim 5 g
Louro 5 g
Tomilho 5 g
Água 30 g

Preparo

Para preparar o roast beef em crosta de sal, comece lavando e secando as ervas aromáticas 1. Em seguida, pique finamente o alecrim, o louro e o tomilho 2. Depois, remova o excesso de gordura da carne de boi 3. Dependendo da carne escolhida, você pode amarrá-la para dar uma forma mais compacta ou deixá-la como comprada, se o pedaço já estiver suficientemente compacto.

Massageie a carne com o picado de ervas aromáticas, esfregando levemente em toda a superfície e certificando-se de que grudem bem em todos os lados 4. Pegue agora uma assadeira com bordas altas e maior que o corte da carne em 2 cm de cada lado: despeje uma camada de sal de cerca de 2 cm no fundo 5. Coloque agora o roast beef na assadeira e cubra-o uniformemente com o sal 6, criando uma camada de cerca de 2 cm de sal de cada lado, uma espécie de envoltório. É fundamental usar o sal grosso, pois o fino seria excessivamente absorvido pela carne durante o cozimento.

Umedeça com água a superfície da crosta de sal 7 para que esta possa endurecer mais durante o cozimento. Finalmente, asse em forno estático pré-aquecido a 200°C por 25 minutos (não recomendamos o uso do forno ventilado pois secaria demais a carne e ela não ficaria suculenta). O forno não deve ser aberto até o final do cozimento para evitar que a temperatura baixe, impedindo um cozimento ideal. Após o tempo, retire a assadeira do forno e deixe descansar por 10 minutos à temperatura ambiente. Em seguida, ajudando-se com colheres ou uma faca se a crosta estiver muito dura, remova o sal grosso raspando-o delicadamente 8. Elimine todo o sal de cobertura aos poucos 9.

Em seguida, pegue o roast beef 10 e coloque-o sobre uma tábua, eliminando, se necessário, o excesso de sal grosso. Depois, fatie delicadamente com uma faca de lâmina afiada ou, se preferir fatias mais finas, com uma fatiadora 11: o interior deve ficar rosado. Se preferir uma carne não muito crua, prolongue o cozimento por 5 minutos, sempre com base no peso da carne que você escolher. Agora seu roast beef em crosta de sal pode ser servido e saboreado 12!

Conservação

Recomenda-se consumir o roast beef em crosta de sal assim que estiver pronto. Caso sobre, você pode envolvê-lo em uma folha de alumínio e conservá-lo na geladeira por 2-3 dias.

Se você usou ingredientes frescos e não descongelados, também pode congelá-lo envolto em folhas de alumínio por no máximo 3 semanas, já proporcionado. Para usá-lo, descongele em temperatura ambiente.

Conselho

O segredo de um roast beef em crosta de sal perfeito reside no cozimento: a cada 500 g de carne recomenda-se um cozimento em forno estático a 200°C por 20 minutos. Sugerimos consumir esta suculenta carne assim mesmo ou, se preferir, pode temperá-la com óleo, limão e alguns grãos de pimenta, ou com um fio de vinagre balsâmico e lascas de Grana.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.