Salada de espelta e camarões

/5

APRESENTAÇÃO

Com a chegada dos belos dias ensolarados, há sempre mais vontade de saborear pratos frios e tentadores para estimular o apetite. Indispensáveis em nossas mesas de verão, as saladas representam a nota fresca, leve e nutritiva de que precisamos, ricas em ingredientes genuínos, substanciais e por que não... também saborosos! Como a receita que propomos aqui: a salada de espelta e camarões, uma explosão de sabores e texturas: protagonista indiscutível deste prato, a espelta é um cereal antigo com numerosas propriedades benéficas, uma excelente substituta do macarrão ou do arroz. A salada de espelta e camarões é uma combinação que junta a mais tradicional salada de arroz e uma vibrante salada de camarões, para saborear todos os dias, perfeita para levar consigo ou servir num jantar ou almoço ao ar livre!

Experimente também a variante com atum fresco, saborosa e genuína!

INGREDIENTES
Espelta perolada 240 g -
Camarões 350 g - costelas inteiras
Suco de limão 25 g
Raspas de limão 1 -
Sementes de abóbora 20 g - descascados
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra 15 g
Tomates cereja amarelos 250 g
Vagens 200 g

Preparação

Para preparar a salada de espelta e camarões, comece preparando a espelta perolada: enxágue-a em água corrente 1 para eliminar eventuais impurezas, depois coloque-a em bastante água salgada fervente 2 e cozinhe a espelta perolada por cerca de 15 minutos ou o tempo indicado na embalagem, tendo o cuidado de remover com uma escumadeira a espuma de impurezas que se forma na superfície durante o cozimento 3.

Escorra a espelta em uma peneira de malha fina, reservando a água do cozimento 4. Deixe a espelta esfriar, depois lave os feijões verdes, corte as pontas 5 e corte-os em pedaços de cerca de 2 cm 6.

Cozinhe os feijões verdes por 7/8 minutos na mesma água usada para o cozimento da espelta 7, uma vez cozidos, escorra-os e resfrie-os em água corrente 8. Agora cuide dos camarões: remova as pernas e o carapaça, a casca que reveste os camarões 9 (obterá 250 g de caudas limpas)

depois retire com uma pequena faca o intestino, ou seja, o filamento preto que se encontra nas costas 10. Uma vez limpos, você terá 250 g de camarões, corte-os ao meio no sentido do comprimento 11 e coloque-os em uma tigela, tempere com metade da quantidade de azeite de oliva 12

aromatize com a casca de limão ralado 13, depois esprema também o suco de limão 14 e despeje metade sobre os camarões 15,

sal, pimenta e misture para temperar os camarões 16. Pré-aqueça bem uma frigideira, coloque os camarões 17 e grelhe por cerca de 1 minuto ou até que o líquido na frigideira tenha evaporado. Em seguida, reserve os camarões cozidos 18.

Agora toste em outra frigideira bem aquecida as sementes de abóbora por cerca de 2 minutos, tomando cuidado para não queimá-las 19; depois desligue o fogo e deixe esfriar um pouco. Por fim, lave os tomates amarelos e corte-os em quartos 20. Tudo está pronto para compor a salada de espelta e camarões: em uma tigela grande, coloque a espelta cozida e já fria, adicione os feijões verdes 21,

os tomates amarelos 22, os camarões grelhados 23 e, por último, as sementes de abóbora tostadas 24

Tempere com o restante do azeite de oliva 25 e o suco de limão restante 26 e misture para temperar. Sua salada de espelta e camarões está pronta para ser saboreada 27!

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente a salada de espelta e camarões, se sobrar, pode ser armazenada na geladeira por no máximo um dia.

Conselho

Quer dar um toque cremoso à sua salada? Adicione uma colherada de iogurte grego. Como alternativa à espelta, você pode usar outros cereais de sua preferência, como a cevada, o bulgur ou, alternativamente, a quinoa.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.