Salada de macarrão de inverno

/5

APRESENTAÇÃO

A salada de macarrão de inverno é um prato principal vegano gourmet pensado para trazer à mesa todo o caráter dos vegetais da estação, com um toque surpreendente e contemporâneo. Esta receita foi criada pelo chef Sauro Ricci do Joia de Milão, restaurante icônico da alta cozinha vegetariana e ponto de referência para uma proposta vegetal de autor.

Aqui você encontrará as penne de lentilhas vermelhas, naturalmente sem glúten e ricas em proteínas, combinadas com radicchio, rúcula, endívia e cenouras salteadas para criar uma mistura de sabores invernais realmente harmoniosa. O que torna o resultado único é o molho exótico com purê de umeboshi, um creme obtido de damascos fermentados e salgados (também conhecidos como ameixas japonesas), de sabor intenso e levemente ácido.

Para um toque final fresco e original há a mizuna, uma salada japonesa de folhas recortadas e sabor delicadamente picante, semelhante à rúcula. O resultado é uma salada de macarrão vegana gourmet de sabor único, perfeita para servir como prato principal cenográfico ou como uma proposta chique para um almoço de estação diferente do habitual.

Aqui estão outras receitas saborosas de pratos principais veganos:

 

INGREDIENTES

Penne de lentilha vermelha 80 g
Rabanete 100 g - (para limpar)
Rúcula 5 g
Mizuna 8 g - vermelha
Amêndoas em lâminas 20 g - torradas
Cerefólio quanto baste
Flores comestíveis quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
para a endívia
Endívia frisada 200 g - (para limpar)
Uvas passas 10 g - (já demolhada)
Óleo de girassol quanto baste
Sal fino quanto baste
para as cenouras
Cenouras 150 g
Óleo de gergelim quanto baste
Sal fino quanto baste
para o molho
Puré de umeboshi 20 g
Xarope de agave 15 g
Óleo de gergelim 10 g - torrado
Suco de limão 7 g
Pimenta fresca quanto baste
Água 20 g

Preparo

Para preparar a salada de macarrão de inverno, comece pelos vegetais: pegue a endívia e separe os brotos do caule, depois corte os caules em pedaços de cerca de 4 cm 1. Elimine os caules da rúcula e coloque as folhas em uma tigela 2. Remova a parte branca interna do radicchio 3.

Corte as folhas em tiras finas 4. Descasque as cenouras, divida-as ao meio 5, depois corte-as em losangos, aproximadamente do mesmo tamanho das penne 6.

Agora prepare o molho: em uma tigela, coloque o purê de umeboshi, o óleo de gergelim torrado 7, o xarope de agave, o suco de limão 8 e a pimenta fresca picada 9.

Dilua o molho com a água 10 e misture 11, depois reserve o tempero. Passe para a cocção dos vegetais: em uma frigideira, aqueça o óleo de sementes e adicione somente os caules da endívia 12.

Adicione as passas, salgue e salteie em fogo médio por 3-4 minutos até que fiquem levemente murchos 14. Reserve e aqueça o óleo de gergelim na mesma frigideira, depois coloque as cenouras 15.

Salgue 16 e salteie também por 7 minutos em fogo médio para que murcharem levemente, devem permanecer crocantes. Prepare a massa: leve uma panela com água salgada para ferver, então cozinhe as penne de lentilhas 17 e escorra após 6-7 minutos 18.

Transfira para uma tigela e tempere com o azeite 19. Tudo está pronto para compor a salada em camadas: dentro de um aro redondo, com diâmetro de 11 cm, coloque os brotos de endívia reservados 20, depois adicione a massa 21.

Continue com os caules de endívia salteados, as cenouras salteadas 22, a mizuna vermelha, o radicchio e a rúcula. 23

Adicione também as amêndoas em lâminas 25, depois retire o aro e finalize com o molho 26, folhas de cerefólio e flores comestíveis. Sua salada de macarrão de inverno gourmet está pronta para ser servida 27!

Conservação

Recomendamos consumir imediatamente a salada de macarrão de inverno.

Você pode preparar os vegetais salteados com antecedência e armazená-los na geladeira por no máximo um dia.

Conselho

Os resíduos da limpeza podem ser usados para fazer caldo de legumes ou, no caso da rúcula, para um pesto.

A mizuna pode ser substituída por radicchio tardio ou manjericão roxo.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.