Sarmale

/5

APRESENTAÇÃO

Na Romênia não há festa sem sarmale, um prato principal substancioso e de sabor marcante que faz parte da cultura culinária do Leste Europeu. Não se trata de simples Rolinhos de acelga, mas sim de uma verdadeira bandeira da cozinha balcânica, que tem uma longa tradição no uso de folhas de repolho, couve ou videira para envolver recheios saborosos. Nesse caso, a receita original prevê o uso do repolho em conserva, que confere à preparação um toque ligeiramente ácido; no entanto, devido à dificuldade em encontrá-lo, preferimos propor uma versão bastante comum feita com repolho, que pode ser encontrado com muito mais facilidade. O que não muda é o recheio, à base de arroz e carne moída, e o longo cozimento com adição de tomate e bacon, que permite que todos os sabores se misturem à perfeição. Indispensáveis durante as celebrações mais importantes, os sarmale são preparados em abundância para serem compartilhados por toda a família reunida em torno da mesa... experimentem também!

Descubra também estas variações de rolinhos de repolho recheados, tradicionais e não:

INGREDIENTES

Para cerca de 30 rolinhos
Repolho 1 - grande
Passata de tomate 350 g
Pancetta defumada 190 g
Água 2 l
Sal quanto baste
Para o recheio
Carne moída de porco 500 g
Carne moída de boi 125 g
Carne moída de vitela 125 g
Arroz Roma 100 g
Cebolas douradas 2
Endro 3 raminhos
Salsa 3 raminhos
Óleo de amendoim 40 g
Para completar
Creme azedo 250 g

Preparação

Para preparar os sarmale, primeiro limpe e pique finamente a cebola com uma faca 1, depois junte em uma tigela a carne moída de boi, vitela e porco 2. Pique finamente a salsa e o endro 3.

Em uma frigideira, refogue a cebola com o óleo vegetal por alguns minutos 4, depois adicione o arroz 5 e cozinhe por cerca de 2 minutos. Agora adicione a mistura de carne moída 6, mexa bem e cozinhe por 20 minutos.

No final do cozimento, aromatize com a salsa e o endro picados 7. Transfira tudo para uma tigela e deixe esfriar completamente à temperatura ambiente. Enquanto isso, separe as folhas maiores do repolho, tomando cuidado para não quebrá-las, e reserve 8. Remova o talo central 9.

Corte o restante do repolho em julienne 10. Escalde as folhas inteiras do repolho em água fervente com sal por 5-8 minutos, depois escorra e mergulhe em água fria 11. Enquanto isso, corte o bacon defumado em tiras com espessura de cerca de 1 cm 12.

Escorra bem as folhas de repolho, remova o talo central 13 e divida-as em 3 partes 14. Posicione uma colher de chá de recheio no centro 15.

Dobre uma lateral para dentro 16, depois a parte inferior 17 e então a outra lateral 18.

Enrole para fechar os rolinhos 19, depois coloque-os com a abertura voltada para baixo no fundo de uma panela antiaderente onde você distribuiu o repolho cortado em julienne 20. Forme assim uma primeira camada de rolinhos 21.

Adicione as tiras de bacon defumado 22 e cubra com uma segunda camada de rolinhos. Neste ponto, despeje o purê de tomate 23 e a água 24; certifique-se de que o líquido cubra completamente os rolinhos.

Feche com a tampa 25 e cozinhe em fogo baixo por cerca de 3 horas. Quando estiver cozido 26, sirva cuidadosamente os rolinhos e finalize com creme azedo. Seus sarmale estão prontos para serem servidos 27!

Conservação

Os sarmale podem ser conservados na geladeira, em um recipiente fechado, por 2-3 dias.

Conselho

Como toda receita tradicional, cada família tem sua versão: por exemplo, você pode fazer um refogado de cebolas e cenouras e substituir o purê por concentrado de tomate.

Tente preencher a panela até a borda para que a tampa ajude a pressionar os rolinhos durante o cozimento, assim eles não se abrirão.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.