Scarpaccia viareggina

/5

APRESENTAÇÃO

É chamada de “o bolo da horta” porque o ingrediente indispensável são as abobrinhas novas; é uma receita antiga que é preparada em toda a Versilia, mas a versão de Viareggio é a única doce; seu nome deve-se à aparência, que lembra uma velha sola de sapato, mas superada a desconfiança inicial, seu sabor delicioso conquista todos na primeira mordida: estamos falando da Scarpaccia! Sabemos bem que, ao contrário das cenouras, que já estão totalmente aceitas em receitas doces, ainda paira alguma desconfiança sobre as abobrinhas... nada mais errado! As abobrinhas, com seu sabor delicado, são perfeitas para preparar doces leves, muito comuns nos países anglo-saxões. Mas o que nos fez apaixonar pela Scarpaccia é que aqui as abobrinhas não são apenas um artifício light, mas as absolutas protagonistas de uma receita simples e antiga que não vem do outro lado do oceano, mas de uma pequena cidade toscana de pescadores e camponeses. Não responde a uma moda, mas a uma deliciosa tradição! A Scarpaccia é muito simples de preparar, mas exige alguns cuidados: as abobrinhas devem ser as menores e mais tenras possíveis, aquelas com a flor que são encontradas em maio e junho. Usar abobrinhas maiores e mais escuras tornaria impossível o sucesso do doce.

INGREDIENTES

Ingredientes para uma scarpaccia de 22 cm de diâmetro
Abobrinhas brancas 250 g
Ovos 1 - (orgânicas)
Açúcar 85 g
Manteiga 25 g
Farinha tipo 00 75 g
Fermento em pó para bolos 4 g
Leite inteiro 65 g
Fava de baunilha 1
Manjericão 2 folhas
Azeite virgem extra quanto baste
Para untar e enfarinhar a forma
Manteiga quanto baste
Farinha tipo 00 quanto baste

Preparo

Para preparar a scarpaccia, comece limpando as abobrinhas, removendo as extremidades 1 e as eventuais flores, que você pode usar em outra receita. Corte as abobrinhas em rodelas finíssimas, usando um mandolim 2, e reserve. Derreta a manteiga e, enquanto ela derrete, em uma tigela misture o ovo e o açúcar 3.

Bata com um batedor até obter uma mistura espumosa 4, depois adicione a manteiga derretida, o leite frio 5 e a farinha peneirada com o fermento 6.

Misture bem com o batedor 7, então adicione também as sementes de uma fava de baunilha 8 e misture novamente para obter uma massa lisa 9.

Despeje agora as abobrinhas na tigela 10 e misture para incorporá-las à massa 11. Despeje a massa em uma forma redonda de 22 cm de diâmetro untada com manteiga e enfarinhada 12, ajudando-se com uma espátula.

Espalhe a superfície do bolo com o manjericão picado à mão 13 e regue com um fio de óleo 14. Asse a scarpaccia em forno estático pré-aquecido a 200° por 15 minutos, depois abaixe a temperatura para 180° e continue assando por mais 45 minutos (se você usar o forno ventilado, asse a 180° por 5 minutos, depois abaixe a temperatura para 160° e asse por mais 40 minutos). Retire a scarpaccia do forno e deixe-a esfriar um pouco antes de desenformá-la no prato de servir 15!

Conservação

A scarpaccia viareggina se conserva na geladeira coberta por 2-3 dias. Você pode apreciá-la fria ou, se preferir, aquecê-la por alguns minutos no forno para saboreá-la morna.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.