Sorvete de flor de arroz

/5

APRESENTAÇÃO

No verão, o forno está fora de questão para todos, e para satisfazer sua criatividade na cozinha, é possível recorrer à sorveteira para preparar refrescantes sorvetes e sorbets. Exatamente o que é necessário para combater o calor da cidade! Hoje, propomos este sorvete de flor de arroz, sem lactose, mais digerível e perfeito servido com uma crocante telha e um molho de chocolate! Para prepará-lo, utilizamos o leite de arroz, uma excelente alternativa vegetal, com sabor doce e agradável, enquanto o clássico açúcar refinado foi substituído pelo frutose, um açúcar natural presente nas frutas. Essas telhas no sorvete são realmente irresistíveis, são fáceis de preparar sem a prensa de telhas e também são sem glúten! O sorvete de flor de arroz é cremoso, doce, mas não muito... uma sobremesa saudável é ainda mais gostosa!

INGREDIENTES

Ingredientes para o sorvete
Leite de arroz 250 g - sem açúcar
Creme vegetal sem lactose 250 g
Frutose 40 g
Mel 5 g
Fava de baunilha ½
para as casquinhas sem glúten
Amido de milho (maizena) 70 g
Farinha de arroz 30 g - branca
Manteiga sem lactose 80 g - à temperatura ambiente
Açúcar de confeiteiro 90 g
Claras 3
Sal fino 1 pitada
Fava de baunilha ½
para o molho de chocolate
Chocolate amargo 100 g
Creme vegetal sem lactose 80 g
para decorar
Groselha quanto baste
Hortelã quanto baste

Preparo

Para preparar o sorvete de flor de arroz, comece fazendo as telhas de acompanhamento. Coloque a manteiga em temperatura ambiente em uma tigela e adicione o açúcar de confeiteiro 1. Comece a trabalhar tudo com um batedor elétrico 2 e adicione o amido de milho peneirado 3 somente quando você tiver obtido uma mistura bem montada, então misture tudo com uma espátula para incorporar os ingredientes.

Adicione também a farinha de arroz 4, previamente peneirada e misture novamente com uma espátula. Reserve e bata as claras em neve em outra tigela 5, depois adicione-as à mistura anterior 6.

Continue misturando com o batedor 7 até obter uma massa homogênea, então adicione as sementes da metade da fava de baunilha 8; para extraí-las, basta cortar a fava e raspar o interior com uma faca afiada. Misture mais uma vez para incorporá-las à mistura. Forre uma assadeira com papel manteiga e transfira uma colherada de massa; para formar as telhas, você deve espalhá-la com as costas da colher para formar círculos regulares com um diâmetro de 5 cm 9. A camada de massa deve ser fina, mas não muito: se for muito grossa, as telhas ficarão macias, se for muito fina, escurecerão excessivamente e quebrarão mais facilmente. Se preferir, você pode dar às suas telhas uma forma alongada, semelhante às línguas de gato.

Depois de formar todas as telhas, leve-as ao forno estático preaquecido a 200°C por cerca de 5 minutos (se usar forno ventilado, asse a 180°C por 3-4 minutos). Uma vez assadas 10, deixe esfriar por alguns minutos, então levante-as com a ajuda de uma espátula 11 e transfira-as para uma bandeja forrada com papel manteiga 12.

Neste ponto, dedique-se a preparar a base para o sorvete. Despeje o frutose em uma tigela e adicione o leite de arroz 13, misture com um batedor e adicione as sementes da outra metade da fava de baunilha restante 14. Despeje também o creme de leite 15 e continue misturando com o batedor.

Por último, adicione o mel 16, misture novamente e despeje a mistura dentro da sorveteira 17. Deixe a máquina girar por 30-35 minutos 18 até obter uma consistência sólida e cremosa. Se não tiver sorveteira, coloque a mistura líquida e em temperatura ambiente no freezer dentro de uma bacia, lembrando-se de mexer a cada meia hora até obter a consistência perfeita.

Enquanto isso, ocupe-se de fazer o molho de chocolate que será usado para decorar o seu sorvete de flor de arroz. Pique grosseiramente o chocolate meio amargo e reserve 19. Despeje o creme de leite em uma panela 20 e aqueça até quase ferver. Desligue o fogo e adicione o chocolate 21.

Misture com um batedor até obter um molho liso e homogêneo 22. Transfira para uma tigela de vidro para esfriar 23. Assim que o sorvete estiver pronto 24, você pode escolher saboreá-lo imediatamente ou transferi-lo para uma travessa, cobrir com filme plástico e armazená-lo no freezer.

Na hora de servir o seu sorvete de flor de arroz, usando uma colher de sorvete, coloque as bolas de sorvete em uma taça de vidro 25, decore com o molho de chocolate 26 e decore com as groselhas e uma folhinha de hortelã 27.

Armazenamento

Conserve o sorvete de flor de arroz no freezer por, no máximo, 1 semana, coberto com filme plástico. Somente as telhas podem ser armazenadas em um pote de vidro por uma semana. Somente o creme de chocolate pode ser conservado por no máximo 2-3 dias na geladeira, fechado em um frasco de vidro.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.