Espetinho de porco

/5

APRESENTAÇÃO

O souvlaki, ou "espetinho" em grego, faz parte da tradição gastronômica da Grécia: são espetinhos de carne marinados em uma emulsão de óleo, suco de limão e aromas e depois grelhados.
Contrariamente ao que se possa pensar, não existe uma única versão deste saboroso espetinho: souvlaki, de fato, é um termo genérico para indicar os espetinhos que podem ser preparados com carne de porco, de vitela ou de Agnello kleftiko, ou com peixe.
As origens do souvlaki são incertas porque é uma das receitas mais antigas da tradição grega.
Geralmente, o souvlaki é muito apreciado não apenas pelos gregos, mas também pelas milhares de turistas que todos os anos se deixam tentar por essa comida de rua. O souvlaki é, de fato, um prato rápido, servido em barracas e comido com as mãos diretamente do espetinho de madeira, para aqueles que preferem uma breve parada, mas nos restaurantes pode-se encontrar uma versão mais elaborada do souvlaki servida com a típica Salada grega ou com o molho tzatziki.

INGREDIENTES
Lombo de porco 800 g
Alecrim 1 raminho
Sal fino quanto baste
Suco de limão 350 ml
Azeite virgem extra 70 ml
Pimenta preta quanto baste
Orégano quanto baste

Preparação

Para preparar o souvlaki de porco, comece preparando a marinada que servirá para aromatizar a carne: esprema o suco dos limões 1, em uma assadeira retangular de cerca de 23x35 cm coloque o suco dos limões 2, o óleo 3,

o alecrim 4, o orégano 5, tempere finalmente com sal e pimenta. Agora, cuide da carne. Pegue o lombo de porco, retire a parte gordurosa com uma faca bem afiada 6,

corte em fatias de cerca de dois centímetros de espessura 7 e depois corte em cubos de aproximadamente 2 cm x 2 cm 8, cada pedaço deve ter um peso de cerca de 15 gramas. Em seguida, coloque os cubos de carne em espetinhos de madeira com 20 cm de comprimento 9. Cada espetinho pode conter 5 pedaços de carne, com essas quantidades você obterá 12 espetinhos.

Coloque os souvlakis de porco na emulsão previamente preparada 10, cubra a assadeira com filme plástico 11 e leve à geladeira para marinar por pelo menos 30 minutos. Após o tempo necessário, retire a assadeira da geladeira 12

e proceda com o cozimento: coloque no fogo uma grelha de ferro fundido e aqueça bem, grelhe os espetinhos cuidando para cozinhá-los de cada lado 13. A carne por dentro deve estar tenra mas bem cozida e por fora devem se formar as típicas listras de grelha 14, levará cerca de 15 minutos. Sirva os souvlakis de porco 15 ainda quentes, acompanhados pelo tzatziki e a típica salada grega.

Conservação

É preferível consumir os souvlakis no momento, se sobrar, conserve na geladeira por no máximo um dia cobertos com filme plástico. Não é recomendado congelar os souvlakis após o cozimento.

Curiosidades

Parece que a palavra souvlaki é o diminutivo de souvla, a palavra que em grego significa espetinho.
Em Atenas, para indicar o souvlaki propriamente dito, ou seja, o de carne, é usado o termo kalamaki.

Conselho

Deliciosos na versão simples e espartana que todos os gregos adoram, os souvlakis se prestam a ser enriquecidos com pedaços de pimentão ou abobrinha ou com pedaços de outra carne (por exemplo, carne bovina ou frango). Servi-los como prato único é uma escolha vencedora, especialmente se acompanhados pela típica salada grega.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.