Salada grega

/5

APRESENTAÇÃO

A salada grega é tão famosa que dá nome a muitos outros pratos feitos com alguns dos ingredientes protagonistas deste prato, como por exemplo a salada de quinoa à grega ou a Frittata à grega! Mas quais são esses elementos tão icônicos? Geralmente são tomates, feta, azeitonas (gregas, naturalmente!), cebolas e pepinos. Na verdade, não existe uma receita codificada da salada grega, ela pode variar de acordo com os produtos locais que cada família, em cada vilarejo, tem à disposição. Nós recorrermos ao toque profissional de Vasiliki Pierrakea, proprietária de "Vasiliki Kouzina", que com paixão trouxe a essência da culinária helênica para Milão. Graças à sua experiência e à sua história gastronômica familiar, aprenderemos os segredos que estão na base de uma salada muito simples, mas rica, incrivelmente genuína, ideal também como prato único. Fresca, leve e nutritiva, a salada grega é um grande clássico para saborear no verão, talvez à beira-mar... nós a acompanhamos com os dakos de Creta, semelhantes às nossas torradas, para um resultado ainda mais autêntico!

Experimente também estas receitas típicas da culinária grega:

 

INGREDIENTES
Tomates rama 250 g - (cerca de 2)
Tomates-cereja 4
Feta 200 g
Cebolinha fresca 1
Cebolas roxas 1
Pepinos 2
Azeitonas pretas gregas 8 - de Kalamata
Vinagre de vinho branco quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Orégano quanto baste - seco, selvagem
Folhas de alcaparra em conserva quanto baste

Preparação

Para preparar a salada grega, comece com as azeitonas Kalamata: faça cortes em cada azeitona em 3 partes com a ponta de uma faca 1, depois tempere com azeite 2 e uma pitada de sal 3.

Adicione também o vinagre 4 e massageie com as mãos, depois deixe marinar em temperatura ambiente por 2-3 horas; desta forma, o sabor das azeitonas ficará suavizado 5. Enquanto isso, corte o feta em cubinhos 6 e cuide do restante dos ingredientes.

Divida o pepino ao meio no sentido do comprimento sem descascá-lo 7, depois retire as sementes 8 e corte em fatias 9.

Fatie os tomates 10 e corte os tomates cereja em 4 partes 11. Limpe e corte a cebola roxa em pedaços 12.

Por fim, corte a parte branca da cebolinha em fatias 13. Você está pronto para montar o prato: disponha os tomatinhos em círculo no fundo do prato 14, depois coloque os pepinos no meio 15.

Adicione um pouco de cebolinha e cebola roxa 16, os tomates 17, depois mais cebolinha e cebola 18.

Adicione alguns cubos de feta 19 e as azeitonas 20, depois complete esfarelando o feta restante. Tempere com azeite e pimenta a gosto 21.

Perfume com orégano 22 e decore com algumas folhas de alcaparra 23. Sua salada grega está pronta para ser servida 24!

Conservação

Recomenda-se consumir a salada grega assim que for preparada.

Conselho

Não é necessário adicionar sal porque o feta já é bastante salgado.

É preferível retirar as sementes dos pepinos, caso contrário, o resultado final seria muito aguado; pelo mesmo motivo, é melhor não exagerar com os tomates!

Os vegetais podem ser cortados mais finos ou mais grossos, de acordo com seu gosto.

As azeitonas podem ser marinadas por mais tempo (se você tiver tempo!), caso contrário, algumas horas serão suficientes para suavizar o sabor.

Curiosidade

O nome grego desta salada típica é horiatiki, que deriva de horio (vilarejo): de fato, é um prato intimamente ligado aos produtos do território, como azeite e orégano, que podem variar de país para país!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.