Agnello kleftiko

/5

APRESENTAÇÃO

Quem já esteve pelo menos uma vez na Grécia provavelmente teve a chance de prová-lo, mas muitos certamente nunca ouviram falar dele... ainda assim, o cordeiro kleftiko é uma receita tradicional que traz consigo um pedaço da história desta esquina da culinária mediterrânea! O adjetivo "kleftiko" significa literalmente "roubado" e se refere aos clefti, nome pelo qual eram conhecidos os bandidos gregos que se opuseram à ocupação otomana durante os séculos XVIII e XIX. Os clefti viviam de roubos para sobreviver nas montanhas e cozinhavam os animais roubados em um buraco cavado no chão, que era coberto com terra para evitar que a fumaça ou o cheiro traíssem seu esconderijo. Nós preferimos escolher uma solução mais prática e, portanto, nos limitaremos a usar o forno de casa, mas graças à cocção em papelote, o princípio permanece o mesmo! Desta forma, de fato, os sucos do pernil não se dissipam, mas dão sabor às batatas, tomates, cebolas e feta, que compartilham com o cordeiro uma cocção prolongada e em baixa temperatura. O resultado você pode imaginar... o papelote, uma vez aberto, liberará um aroma intenso e delicioso e a carne literalmente se derreterá na boca. Se você escolher servir o cordeiro kleftiko como prato principal do seu almoço de Páscoa, acompanhe-o com deliciosos ovos à grega como entrada e conclua com o doce baklava, o sucesso será garantido!

Descubra outras ideias apetitosas para trazer cordeiro à mesa:

  • Cordeiro assado com batatas
  • Cordeiro ensopado
  • Coratella
  • Pernil de cordeiro assado
  • Rocambole de cordeiro

INGREDIENTES

Pernil de cordeiro 1,3 kg - (para desossar)
Batatas 700 g
Tomates rama 400 g
Feta 200 g
Cebolas roxas 1
Alecrim 3 raminhos
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para a marinada
Suco de limão 150 g - (cerca de 3)
Vinho branco seco 120 g
Tomilho 3 raminhos
Bagas de zimbro 4
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar o cordeiro kleftiko, comece limpando o pernil de cordeiro: remova a camada externa de gordura e tecido conjuntivo 1, retire o osso 2 e corte a carne em cubos de aproximadamente 4-5 cm 3: no total, você deve obter cerca de 890 g de carne desossada e limpa.

Transfira os cubos de carne para uma tigela e adicione o suco de limão 4, o vinho branco 5, as folhinhas de tomilho 6.

as bagas de zimbro 7 e uma pitada de pimenta 8, depois misture bem, cubra com filme plástico 9 e coloque a tigela na geladeira para marinar por cerca de 30 minutos.

Enquanto isso, cuide da preparação dos outros ingredientes: descasque a cebola e corte-a em fatias não muito finas 10; lave e descasque as batatas, depois corte-as em pedaços de aproximadamente 3 cm para que não desmanchem durante a cocção 11. Por fim, lave e corte também os tomates em pedaços do mesmo tamanho das batatas 12. Misture todos os vegetais em uma tigela e reserve momentaneamente.

Após o tempo de marinagem, retire o cordeiro com uma escumadeira e transfira-o para uma tigela maior, eliminando assim o excesso de marinada 13. Adicione a mistura de vegetais preparada anteriormente e tempere com o óleo 14, o alecrim 15, sal e pimenta, depois misture bem.

Por último, corte a feta em cubos 16 e corte 8 folhas de papel manteiga no tamanho de 33x36 cm. Coloque 4 folhas sobre a superfície de trabalho e distribua igualmente a mistura de cordeiro e vegetais no centro de cada uma 17, depois esfarele a feta por cima, dividindo-a entre as 4 porções 18.

Agora feche a folha de papel manteiga como se fosse um pacote de presente, dobrando a borda superior e inferior em direção ao centro para cobrir o conteúdo 19, e fazendo o mesmo com as duas bordas laterais. Coloque o pacotinho assim obtido no centro de outra folha de papel manteiga 20 e feche-o da mesma forma, dobrando as bordas em direção ao centro 21.

Quando tiver novamente um pacotinho 22, amarre-o com barbante de cozinha, fixando-o no centro com um lacinho e coloque os pacotinhos em uma assadeira 23. Asse em forno estático pré-aquecido a 150°C por cerca de 4 horas, depois o seu cordeiro kleftiko estará pronto para ser servido bem quente 24... uma vez aberto o papelote, misture o conteúdo para amalgamar bem todos os sabores!

Conservação

O cordeiro kleftiko pode ser conservado na geladeira por no máximo 2 dias. Não é recomendado congelar.

Conselho

Devido à cocção prolongada em baixa temperatura, a carne ficará bastante escura na superfície, mas não se preocupe, é normal e não significa que está queimada... por isso também é aconselhável misturar tudo antes de provar!

Você é apaixonado pela culinária grega? Então não perca a receita clássica do moussaka!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.