Ravioli cacio e pepe

/5

APRESENTAÇÃO

Os ravioli cacio e pepe revisitam uma das receitas mais icônicas da tradição romana, transformando-a em um primeiro prato saboroso e refinado. O recheio de Spaghetti Cacio e Pepe é o coração pulsante destes ravioli. O pecorino romano, com seu sabor forte e salgado, se mistura com a pimenta-do-reino moída na hora criando um equilíbrio perfeito entre a cremosidade do queijo e o picante da pimenta. Para completar a obra, os ravioli são salteados na frigideira com guanciale crocante que, com seu sabor rico e levemente defumado, adiciona uma nota de sabor e uma textura crocante que contrasta maravilhosamente com a maciez dos ravioli. Os ravioli cacio e pepe são a escolha perfeita para um jantar especial, quando você deseja impressionar seus convidados com um prato que une tradição e inovação!

Descubra também essas deliciosas releituras do clássico cacio e pepe:

 

INGREDIENTES

Para a massa fresca
Farinha tipo 00 200 g
Ovos 2
Para o recheio
Ricota de vaca 150 g
Queijo pecorino romano 100 g - (para ralar)
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para temperar
Guanciale 200 g
Queijo pecorino romano quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar os ravioli cacio e pepe, primeiro coloque a farinha em forma de fonte sobre uma superfície e despeje os ovos no centro 1. Amasse 2 até obter uma massa lisa e homogênea. Enrole em filme plástico 3 e deixe descansar na geladeira por 30 minutos.

Enquanto isso, prepare o recheio: em uma tigela coloque a ricota, adicione o pecorino 4 e ajuste o sal e a pimenta 5. Misture bem e transfira tudo para um saco de confeitar 6.

Corte o guanciale primeiro em fatias 7, depois em tiras 8, e finalmente em cubos 9 e reserve.

Retome a massa e estenda folhas bem finas 10, até cerca de 1 mm de espessura. Pincele as folhas com água 11 e recheie-as posicionando ordenadamente pequenos montes de recheio com o saco de confeitar 12.

Cubra com outra folha 13 e pressione para aderir bem as bordas 14. Corte os ravioli com a ajuda de um cortador de massa 15.

Cozinhe os ravioli em bastante água fervente salgada 16. Enquanto isso, transfira o guanciale para uma frigideira antiaderente e cozinhe até ficar crocante. Quando os ravioli estiverem cozidos, adicione à frigideira uma concha de água do cozimento 17 e os ravioli escorridos 18, depois deixe apurar por alguns minutos.

Emprate 19 adicionando o guanciale 20 e uma colher do caldo de cozimento 21.

Complete com uma pitada de pecorino 22 e pimenta 23. Os ravioli cacio e pepe estão prontos para serem servidos 24!

Conservação

Recomenda-se consumir os ravioli cacio e pepe imediatamente, mas se sobrar, você pode armazená-los na geladeira, em um recipiente fechado, por no máximo 2 dias.

Os ravioli cacio e pepe podem ser congelados crus: coloque-os em uma bandeja levemente enfarinhada, certificando-se de que não se toquem, depois coloque-os no freezer por algumas horas; uma vez congelados, transfira-os para sacos plásticos de alimentos ou recipientes herméticos. Desta forma, eles se conservarão por cerca de 2 meses.

Conselho

Cozinhe os ravioli em bastante água salgada, assegurando-se de que a água não ferva muito vigorosamente para evitar que se quebrem durante o cozimento.

Você pode enriquecer seu prato adicionando lascas de trufa, preta ou branca, antes de servir.

Se você gosta de experimentar, tente outra releitura deliciosa: ravioli açafrão e ossobuco!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.