Spianata romagnola

/5

APRESENTAÇÃO

A spianata romagnola é um produto de forno típico da tradição culinária romanhola, que é servido e degustado com os ótimos embutidos e queijos locais.
Fofa e saborosa, a spianata romagnola é geralmente conhecida na versão com alecrim e sal grosso, mas é possível encontrar também outras variantes.
Em alguns casos a spianata romagnola é assada recheada com pedaços de toucinho ou bacon.
A spianata romagnola é ótima servida à mesa como aperitivo ou saboreada na merenda e, na sua versão clássica, usada como substituto do pão.

INGREDIENTES

Ingredientes para 850 g de massa
Farinha tipo 00 250 g
Farinha Manitoba 250 g
Água 300 ml
Sal fino 10 g
Malte 1 colherinha
Azeite virgem extra 30 g
Fermento biológico seco 4 g
Ingredientes para polvilhar
Azeite virgem extra 2 colheres
Sal grosso quanto baste
Alecrim 1 raminho

Preparo

Para preparar a spianata romagnola comece peneirando as duas farinhas em uma tigela grande 1. Coloque o fermento biológico em uma tigelinha e adicione uma colher de chá de malte (ou açúcar) 2 e um pouco de água (retirada da quantidade total da receita), depois misture até dissolver completamente o fermento 3.

Na água restante, dissolva o sal fino 4 e 30 g de azeite de oliva extravirgem 5. Junte às farinhas peneiradas a mistura de fermento 6

e misture com a ponta dos dedos para incorporá-lo 7, depois adicione também a mistura de água, sal e óleo 8 misturando tudo cuidadosamente 9. Uma vez que os ingredientes estiverem bem misturados, continue a trabalhar a massa em uma superfície enfarinhada por pelo menos 10 minutos até obter uma massa lisa e homogênea.

Coloque a massa obtida em uma tigela polvilhada com um pouco de farinha e cubra com filme plástico, e coloque para fermentar por pelo menos duas horas no forno desligado, mas com a luz acesa 10. Passado o tempo indicado, a massa terá dobrado de volume 11. Neste ponto, pegue uma assadeira com uma folha de papel manteiga e polvilhe com 2 colheres de sopa de azeite 12,

depois pegue a massa e estenda-a ajudando-se com as mãos 13. Passe as pontas dos dedos pela spianata para fazer pequenos buracos 14, em seguida polvilhe com sal grosso (não excessivamente) e agulhas de alecrim na superfície 15 e coloque para fermentar por 30-40 minutos no forno desligado com a luz acesa. Asse a spianata em forno pré-aquecido a 200° por cerca de 30 minutos, até que esteja bem dourada. Retire a spianata do forno e coloque-a em uma grade para evitar que o suor a faça perder crocância. Assim que estiver morna, corte a spianata romagnola e sirva acompanhada de embutidos e queijos.

Conservação

Conserve a spianata romagnola em um saco fechado para evitar que o contato com o ar a deixe mais seca. A spianata romagnola pode durar um par de dias.

Curiosidades

No município de Maiolo, na província de Rimini, no período de Ferragosto é celebrado há diversas edições o festival da spianata romagnola, que é assada e degustada junto com embutidos, queijos e linguiças típicas da região.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.