Strudel salgado com abóbora e linguiça

/5

APRESENTAÇÃO

Neste período em que a abóbora é protagonista das nossas cozinhas, não há nada melhor do que fazer um strudel salgado com abóbora e linguiça que vai conquistar todos desde a primeira mordida. 

Imagine abrir aquele rolo crocante e encontrar no centro um recheio cremoso, onde a doçura aveludada da abóbora se funde harmoniosamente com a salinidade da linguiça e a magia do queijo que derrete a cada fatia. 

Este strudel não é apenas uma ideia rústica e saborosa, mas também uma excelente solução para valorizar um vegetal típico da estação. Perfeito como prato único para compartilhar, acompanha maravilhosamente seus aperitivos. E vocês, o que estão esperando? Preparem-se para surpreender seus convidados: o strudel salgado com abóbora e linguiça será um verdadeiro "abraço de outono" para levar à mesa!

Aqui estão outros strudels salgados imperdíveis:

INGREDIENTES

para um strudel salgado
Massa folhada 230 g - (1 rolo retangular)
Abóbora 500 g
Luganega 150 g
Queijo de massa filada 270 g
Alecrim quanto baste
Sálvia quanto baste
Sementes de abóbora 10 g
Sementes de gergelim 10 g
Azeite virgem extra 10 g
Sal fino quanto baste
para pincelar
Gemas 1

Preparação

Para preparar o strudel salgado com abóbora e linguiça, comece limpando a abóbora: remova as sementes internas com a ajuda de uma colher 1, depois retire a casca externa com uma faca afiada 2 ou um descascador robusto. Corte em fatias de aproximadamente 1 cm 3.

Dessas fatias, corte cubos grandes e regulares, obtendo cerca de 290 g 4. Remova a pele da linguiça 5 e desmanche-a com as mãos 6.

Transfira para uma frigideira grande com um fio de azeite de oliva bem quente 7 e doure em fogo alto por 4-5 minutos, mexendo ocasionalmente 8, até que esteja bem dourada 9.

Reserve e, na mesma frigideira, coloque os cubos de abóbora 10. Adicione sal 11, pimenta e cozinhe em fogo alto por cerca de 5 minutos, para que fiquem dourados por fora mas macios por dentro. Depois de cozido, 12 deixe a abóbora esfriar um pouco.

Pegue o queijo tipo muçarela e corte-o primeiro em fatias 13, depois em bastões e finalmente em cubos de cerca de 2 cm 14. Pique finamente algumas folhas de sálvia e um ramo de alecrim 15.

Coloque tudo em uma tigela grande: a abóbora, a linguiça 16, o queijo tipo muçarela 17 e as ervas picadas 18.

Misture para obter uma mistura bem homogênea 19. Neste ponto, desenrole a massa folhada na superfície de trabalho, coloque o recheio no centro 20 e compacte ligeiramente para dar uma forma cilíndrica regular 21.

Pincele as bordas com gema de ovo batida 22, depois feche a massa: levante o primeiro lado 23 e coloque-o sobre o recheio 24.

Faça o mesmo com o outro lado da massa folhada, cobrindo completamente o recheio 25, pressionando para selar bem. Feche bem as extremidades, dobrando-as para baixo 26 para evitar que vazem durante o cozimento 27.

Pincele a superfície com mais gema 28, polvilhe com sementes de gergelim e sementes de abóbora e transfira o rolo para uma assadeira forrada com papel manteiga 29. Asse em forno pré-aquecido a 180°C por 25-30 minutos, até que a massa esteja dourada e crocante. Uma vez pronto, retire do forno e deixe esfriar o seu strudel salgado com abóbora e linguiça por alguns minutos antes de servir 30!

Conservação

O strudel salgado com abóbora e linguiça pode ser armazenado na geladeira, bem coberto com filme plástico ou em um recipiente hermético, por 1-2 dias. Ao servir, recomendamos aquecê-lo no forno por alguns minutos para recuperar toda a crocância da massa folhada.

Não é adequado para congelamento, nem cru nem cozido, pois a textura da massa folhada seria comprometida.

Conselho

Para dar um toque ainda mais especial ao seu strudel salgado, você pode polvilhar a superfície com outras sementes variadas (como papoula, linhaça ou girassol) que, além de torná-lo mais decorativo, também proporcionarão uma crocância agradável. Como alternativa, você pode adicionar ao recheio algumas nozes picadas ou pinhões torrados, que combinam perfeitamente tanto com a doçura da abóbora quanto com a salinidade da linguiça.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.