Supplì cacio e pepe

/5

APRESENTAÇÃO

O supplì al telefono é o street food romano por excelência: um bolinho de arroz com tomate frito e recheado com mozzarella derretida, uma característica que deu origem ao seu nome peculiar. A variante dos supplì cacio e pepe nasce da união perfeita entre esta especialidade e a típica massa cacio e pepe, um famoso primeiro prato da cozinha laziale temperado com um molho de queijo aveludado. Neste caso, então, a crocante empanada não esconde um recheio à base de arroz, mas sim cremosos tonnarelli rigorosamente 'al dente', para uma verdadeira explosão de sabor a cada mordida!

Depois de provar os supplì cacio e pepe, divirta-se experimentando outras deliciosas receitas de supplì:

INGREDIENTES

Para cerca de 10 supplì
Tonnarelli 500 g
Queijo pecorino romano 100 g
Parmigiano Reggiano DOP 100 g
Pimenta preta quanto baste
Para a massa e empanamento
Farinha tipo 00 200 g
Água 300 g
Farinha de rosca rústica 150 g
Sal fino quanto baste
para fritar
Óleo de girassol 1 l

Preparação

Para preparar os supplì cacio e pepe, comece pela massa: em uma tigela, coloque a farinha, o sal 1 e a água 2, depois misture bem com um batedor de arame 3. Deixe de lado.

Enquanto isso, leve uma panela com água levemente salgada para ferver e cozinhe os tonnarelli 'al dente' 4. Despeje uma concha da água de cozimento em uma tigela na qual você já terá misturado o pecorino e o parmesão ralados 5, depois misture energicamente com o batedor de arame 6.

Adicione uma generosa quantidade de pimenta-do-reino moída 7, depois escorra os tonnarelli aqui 8 e misture bem tudo 9.

Transfira a massa assim temperada para uma assadeira 10 e distribua uniformemente 11, depois cubra com filme plástico em contato 12. Deixe voltar à temperatura ambiente e coloque na geladeira para firmar por pelo menos 2 horas.

Passado o tempo de resfriamento, retire a massa da geladeira, pegue uma parte da mistura com as mãos molhadas e modele em forma de cilindro 13. Mergulhe o supplì na massa 14 e deixe escorrer o excesso com a ajuda de um garfo 15.

Passe o supplì coberto com massa na farinha de rosca rústica 16 e proceda assim para formar todos os outros; com essas quantidades você obterá cerca de dez. Vocês estão prontos para fritar: mergulhe delicadamente 1-2 supplì por vez no óleo de sementes à temperatura de 160° 17 e frite por cerca de 4 minutos até que fiquem dourados e crocantes. Escorra sobre papel absorvente 18 e saboreie seus supplì cacio e pepe ainda quentes!

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente os supplì cacio e pepe; se necessário, você pode armazená-los na geladeira por um dia e aquecê-los no forno, mas eles perderão a crocância.

Os supplì podem ser congelados crus e depois fritos diretamente quando congelados, prolongando ligeiramente o tempo de cozimento.

Conselho

É muito importante monitorar a temperatura do óleo para evitar que os supplì queimem por fora.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.