Risoto cacio e pepe

/5

APRESENTAÇÃO

Agora vocês já nos conhecem e sabem que amamos nos inspirar nas receitas mais clássicas para criar sempre novas e igualmente apetitosas, mas que ainda não fazem parte dos livros de culinária. Hoje voamos para o Lácio para tirar o melhor de uma das receitas romanas mais apreciadas do mundo... desta vez não estamos falando da carbonara, mas do mítico cacio e pepe! No lugar dos clássicos espaguetes, usamos um ótimo arroz carnaroli. Cozido em um caldo que lembra o aroma de uma sopinha de queijo, o arroz manterá a mesma cremosidade e o mesmo sabor rico e forte do prato original! Você obterá um prato simples, perfeito para preparar todos os dias... além do risoto cacio e pepe, recomendamos estas outras deliciosas releituras:

  • Ravioli cacio e pepe
  • Spaghetti cacio, pepe e gamberi
  • Gnocchi cacio e pepe com alcachofras crocantes

INGREDIENTES

Ingredientes para o caldo
Água 1 ½ l
Sal grosso quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Chalota 1
Queijo pecorino romano quanto baste - apenas a crosta
para o arroz
Arroz Carnaroli 320 g
Pimenta-do-reino em grãos 1 colher
Queijo pecorino romano 100 g
Manteiga 45 g

Preparo

Para preparar o risoto cacio e pepe, a primeira coisa a fazer é o caldo: retire a casca do pecorino 1 e reserve. Descasque a cebola echalote 2, divida-a ao meio 3

e toste-a no fundo de uma panela quente 4. Em seguida, adicione a água, a pimenta 5 e o sal grosso 6

e a casca de Pecorino 7. Deixe ferver em fogo baixo por 30-40 minutos 8, depois, usando uma escumadeira de malha fina, retire a cebola echalote, a pimenta e a casca de pecorino 9.

Enquanto isso, coloque os grãos de pimenta em uma tábua de corte e esmague-os com um batedor de carne para moê-los grosseiramente (10-11). Depois, rale também o pecorino e reserve 12.

Coloque o arroz em uma panela quente 13 e toste-o seco, sem adicionar óleo ou outras gorduras 13, até que, ao tocá-lo, você o sinta quente. Neste ponto, comece a molhá-lo com o caldo quente 14 e continue cozinhando assim, adicionando mais caldo conforme necessário. Uma vez que o arroz esteja cozido 15, apague o fogo.

Finalizem com a manteiga 16, o Pecorino 17 e quase toda a pimenta 18, reservando um pouco para a decoração final.

Finalizem o risoto misturando tudo 19 e, se necessário, adicione mais uma concha de caldo. Decore com a pimenta reservada 20 e algumas lascas de pecorino antes de servir 21.

Conservação

Recomenda-se consumir o risoto imediatamente.

Conselho

Tente adicionar algumas favas durante o cozimento do risoto e um pouco de casca de limão apenas no final!

Gostou da ideia de transformar um famoso prato principal da culinária romana em um cremoso risoto? Então não perca a receita do risoto all'amatriciana!

Curiosidade

Entre os maiores intérpretes desta receita, que já se tornou um "clássico", está o chef três estrelas Massimo Bottura, da Osteria Francescana de Modena, que a preparou em 2012. Este risoto icônico é cozido com água de Parmesão e depois finalizado com a gordura do próprio Parmesão. O toque final é dado por uma aromatização com seis tipos diferentes de pimenta. Uma verdadeira delícia do talento de um dos chefs italianos mais importantes do mundo

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.