Spaghetti Cacio e Pepe
- Médio
- 30 min
Os tonnarelli cacio e pepe são uma maneira de saborear o clássico Spaghetti Cacio e Pepe com massa fresca de ovo, neste formato clássico "Tonnarelli ao pesto de rúcula" que combina perfeitamente com o famoso molho. Um prato principal que pode ser apreciado em Roma, em muitas trattorias e osterias típicas, como na Osteria Bonelli. Patrizio Bonelli, gerente da Osteria homônima juntamente com o irmão Simone, nos mostrou todas as etapas para fazer perfeitamente tanto os tonnarelli frescos quanto o molho cacio e pepe, assim quando a mistura de Pecorino romano, Parmigiano Reggiano DOP e pimenta encontrar o tonnarello... se transformará em um prato super cremoso e saboroso! Mal podemos esperar para saboreá-los, e vocês?
Querem descobrir outras variações do "cacio e pepe"?
Para preparar os tonnarelli cacio e pepe comece pela massa fresca: coloque na bancada tanto a farinha quanto a sêmola 1 e crie a clássica fonte. Adicione os ovos no centro 2 e comece a trabalhar, incorporando aos poucos a farinha 3.
Sove a massa por cerca de 10 minutos 4, até obter uma massa bastante lisa e homogênea 5. Envolva em filme plástico e deixe descansar por pelo menos 30 minutos 6.
Após o tempo de descanso, pegue um pedaço de massa de cada vez e mantenha o restante coberto. Abra a massa com o rolo 7 8, polvilhando ocasionalmente com sêmola. A massa deve ser deixada relativamente espessa, cerca de 4 mm. Depois de aberta 9, a massa deve secar, sem cobrir, por cerca de 30-40 minutos. Você pode então abrir os outros pedaços e proceder da mesma forma.
Quando as folhas de massa estiverem secas, polvilhe a superfície com um pouco de sêmola e dobre sobre si mesma: primeiro um lado 10, depois o outro 11 e finalmente feche unindo as duas extremidades 12.
Corte os tonnarelli cortando o rolo pelo lado mais estreito com uma faca bem afiada 13 em uma espessura de cerca de 2-3 mm 14. Uma vez prontos, disponha os tonnarelli obtidos, bem abertos 15, em uma bandeja forrada com um pano de cozinha seco e polvilhada com sêmola.
Vamos ao molho: em uma frigideira levemente aquecida, torre em fogo baixo a mistura dos dois tipos de pimenta, a preta e a de Cubebe (se não tiver, pode omitir) 16. Quando um intenso aroma de pimenta se liberar da frigideira, significa que a torra está no ponto. Transfira para um pilão 17 e esmague até a granulação desejada: deixamos relativamente grossa 18.
Em uma tigela bastante grande, coloque o Pecorino romano ralado, adicione também o Parmigiano Reggiano DOP ralado 19, acrescente a pimenta 20 e a água fria 21.
Antes de começar a misturar, adicione um pouco de óleo 22 (opcional, serve para dar brilho), então mexa vigorosamente 23: você deve obter uma mistura homogênea, cremosa mas não líquida, com uma consistência quase como a de argamassa 24.
Leve a água para ferver, adicione sal a gosto e cozinhe os tonnarelli frescos 25, por cerca de 7 minutos. Escorra e coloque diretamente na tigela 26, depois misture imediatamente muito rapidamente com uma espátula para incorporar ao molho 27. Adicione um pouco de água de cozimento da massa, se necessário, para um resultado cremoso.
Basta empratar, adicionar mais Pecorino romano a gosto 28, pimenta moída 29 e os tonnarelli cacio e pepe estão prontos para serem devorados 30!