Tagliatelle com aspargos e pesto

/5

APRESENTAÇÃO

As tagliatelle com aspargos e pesto são um delicioso primeiro prato, leve e convidativo.
São uma refeição ideal para um almoço de primavera e verão para agradar também aos seus amigos vegetarianos!
Este prato é preparado em pouco tempo, dedicando apenas alguns minutos a mais para fazer um pesto fresco e genuíno! Este deve ser adicionado no final do cozimento, após dourar os talos dos aspargos em pedaços e saltear as pontas.
O sabor delicado do aspargo, portanto, combina-se com a nota mais pronunciada do pesto genovês.
Você pode combinar as tagliatelle com aspargos e pesto com um vinho branco frisante para realçar ainda mais o sabor dos vegetais, mas também com um vinho rosé que não cubra o sabor refinado dos aspargos!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa
Tagliatelle de ovo 400 g
Espargos 400 g
Manteiga 50 g
Cebolas 30 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Caldo de legumes quanto baste
Para o pesto
Manjericão 25 g
Pinhões 8 g
Parmigiano Reggiano DOP 35 g - para ralar
Queijo pecorino 15 g - para ralar
Azeite virgem extra 50 ml
Alho 1 dente
Sal grosso 1 pitada

Preparo

Para preparar as tagliatelle com aspargos e pesto, comece preparando o pesto genovês; para mais detalhes consulte a página do Pesto alla Genovese). Coloque o dente de alho em um pilão (você pode, alternativamente, usar um mixer) e pique-o, depois adicione as folhas de manjericão fresco 1 junto com o sal grosso. Esmague o manjericão contra as paredes do pilão girando o pilão da esquerda para a direita e, ao mesmo tempo, gire o pilão no sentido contrário (da direita para a esquerda). Quando as folhas de manjericão liberarem um líquido verde brilhante, adicione os pinhões e comece a esmagar novamente 2. Adicione os queijos e por último o azeite extravirgem que será derramado em fio, sempre misturando com o pilão. Misture bem os ingredientes até obter um molho homogêneo 3. Agora que o pesto está pronto, reserve; se você já tem pesto caseiro, pode usar 120-150 g para esta receita.

Agora passe para a preparação dos aspargos: lave-os cuidadosamente em água corrente 4. Em seguida, remova a parte final branca mais dura, igualando os aspargos, e descasque o talo com um descascador de batatas ou uma faquinha até que fique branco para eliminar a parte fibrosa 5. Corte as pontas que serão usadas inteiras ou divididas ao meio para a preparação e reduza o talo em rodelas 6. Para essas operações, você pode consultar a escola de culinária: como limpar aspargos.

Prepare então o refogado para cozinhar os aspargos: pique finamente a cebola; em uma frigideira, derreta em fogo bem baixo 30 g de manteiga e adicione a cebola picada para dourar 7. Junte à cebola as rodelas dos talos de aspargos 8, depois salgue e apimente a gosto. Cozinhe os talos em pedaços por cerca de dez minutos, adicionando uma concha de caldo de legumes ou água quente para favorecer o cozimento 9. Após o tempo indicado, desligue o fogo.

Agora, retire metade dos talos da frigideira e bata-os em um mixer 10. Você pode adicionar um pouco de caldo de legumes ou água quente para criar um creme 11. Reúna o creme de aspargos aos talos em pedaços na frigideira 12, misture tudo com o fogo desligado e reserve.

Enquanto isso, em outra frigideira, derreta o restante da manteiga em fogo bem baixo 13 e salteie as pontas de aspargos inteiras ou divididas ao meio por 5 minutos 14; salgue e apimente a gosto e desligue o fogo. Leve água para ferver em uma panela grande e adicione as tagliatelle 15. Em seguida, cozinhe a massa de acordo com o tempo de cozimento indicado na embalagem.

Quando a massa estiver al dente, escorra-a e transfira para a frigideira onde você misturou os talos em pedaços e o creme de aspargos, e coloque em fogo baixo. Em seguida, adicione o pesto 16 e, por último, as pontas de aspargos salteadas 17. Misture na frigideira por alguns segundos, desligue o fogo e sirva as tagliatelle com aspargos e pesto bem quentes 18!

Conservação

O molho pode ser armazenado na geladeira em um recipiente coberto com filme plástico por 1-2 dias. Não é recomendada a congelação.
O pesto pode ser conservado na geladeira por 2-3 dias em um pote fechado, tomando cuidado para cobri-lo com uma camada de azeite. Pode ser armazenado no freezer em um pote hermeticamente fechado.

Dica

Pesto tradicional ou pesto de amêndoas: eis a questão. Ambos são adequados e pedem uma pitada de parmesão no final: impossível não sugerir que experimente ambos e escolha apenas depois o que preferir! Se, uma vez terminada a temporada dos aspargos, sentir uma necessidade irresistível de comer este prato, você pode recorrer excepcionalmente aos congelados...

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.