Tagliatelle gratinadas no forno

/5

APRESENTAÇÃO

Preparar a massa de ovo em casa é uma verdadeira satisfação, porque com ingredientes genuínos é possível criar em pouco tempo muitos formatos de massa para receitas para compartilhar com a família, como as tagliatelle gratinadas no forno. Neste caso, propomos a adição de um ingrediente incomum para a massa de ovo: uma pitada de páprica para dar ainda mais sabor às tagliatelle!
Este prato rico é ideal para um almoço de domingo ou de festa: a porosidade da massa de ovo envolve um molho de ragu branco e creme de ricota aromatizado com noz-moscada que conquistará seus convidados na primeira mordida!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa fresca
Farinha tipo 00 400 g
Ovos 4
Páprica picante quanto baste
Para o recheio
Ricota mista 300 g
Salsicha 250 g
Ervilhas 150 g
Cenouras 100 g
Cebolas 100 g
Parmigiano Reggiano DOP 60 g - para ralar
Aipo 1 talo
Alho 1 dente
Leite inteiro 100 ml
Vinho branco 30 ml
Azeite virgem extra quanto baste
Farinha de rosca quanto baste
Tomilho quanto baste
Noz-moscada quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparo

Para preparar as tagliatelle gratinadas no forno, comece pela massa fresca de ovo: na tigela de uma batedeira equipada com gancho, coloque a farinha peneirada 1, os ovos e uma pitada de páprica 2. Ligue a batedeira para misturar os ingredientes 3.

Continue amassando até que a massa fique lisa e homogênea e desgrude das laterais 4. Forme uma bola e envolva-a com filme plástico 5 para colocá-la na geladeira por pelo menos 1 hora. Enquanto isso, dedique-se ao recheio: descasque as ervilhas 6

depois pique finamente as cenouras 7, a cebola e o aipo, o tomilho 8 e a linguiça sem a pele externa 9.

Em uma frigideira grande, refogue as cenouras, as cebolas, o aipo e um dente de alho descascado com um fio de óleo. Quando o refogado estiver murcho, adicione a linguiça picada 10, misture e deixe dourar bem, depois adicione o tomilho 11 e deglaceie com vinho branco 12.

Quando o vinho evaporar e a linguiça estiver bem dourada, adicione as ervilhas 13 e deixe cozinhar por mais dez minutos, depois ajuste o sal e pimenta e desligue o fogo 14. Em uma tigelinha, peneire a ricota 12

aromatize com noz-moscada 16, tempere com sal e pimenta a gosto, depois adicione o leite 17 e misture os ingredientes antes de adicionar o ragu branco 18.

Misture os ingredientes 19 e reserve o recheio. Pegue a massa fresca 20 e divida-a em duas bolas para estender mais facilmente. Monte a máquina de abrir massa na batedeira, que com o movimento planetário permitirá que você abra a massa 21.

Repita a operação várias vezes até que fique fina, com poucos milímetros, depois ajuste para obter as tagliatelle 22 que você pode colocar sobre uma peneira ou bandeja levemente enfarinhada e polvilhar com um pouco de farinha para secar 23. Depois de deixá-las descansar por 15-20 minutos, você pode cozinhá-las em água fervente onde adicionou um pouco de óleo (isso evitará que as tagliatelle grudem umas nas outras durante o cozimento) 24.

Cozinhe as tagliatelle por 1-2 minutos 25 e escorra-as al dente; coloque-as em uma tigela e adicione o molho de ragu e creme de ricota 26, depois misture bem 27.

Pegue uma assadeira 30x20 e pincele com manteiga 28, depois polvilhe com farinha de rosca tanto no fundo quanto nas bordas (29-30).

Despeje as tagliatelle temperadas dentro, distribuindo uniformemente 31; polvilhe com Parmigiano Reggiano 32 e leve ao forno para gratinar sob o grill a 200° por 5-10 minutos. Então, retire do forno as tagliatelle gratinadas 33 e sirva bem quente!

Conservação

Guarde as tagliatelle gratinadas no forno na geladeira cobertas com filme plástico por 1-2 dias. Podem ser congeladas apenas se foram usados ingredientes frescos não descongelados.
A massa de ovo pode ser congelada, melhor se estendida em retângulos intercalados com filme plástico, para descongelar de cada vez apenas a quantidade necessária.

Dica

O título da receita convida a inventar novas maneiras de temperar as tagliatelle: no lugar das ervilhas, por exemplo, alcachofras, enquanto no lugar da linguiça, carne moída!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.