Talharim com ervilhas e ricota

/5

APRESENTAÇÃO

As tagliatelles são um formato de massa muito utilizado na culinária italiana, especialmente na bolonhesa! A maneira mais clássica de temperá-las é certamente um bom ragù, mas hoje propomos uma versão perfeita para a primavera: tagliatelles com ervilhas e ricota! Um prato rico em sabor e cor, onde alguns dos ingredientes mais frescos da tradição mediterrânea são unidos para dar vida a um resultado especial que agradará a toda a família! As tenras ervilhas se transformarão em um creme macio para temperar a massa, os tomates secos darão um sabor marcante enquanto a ricota conferirá uma nota fresca e doce! Prepare também essas tagliatelles com ervilhas e ricota e traga à mesa um pedacinho da primavera!

INGREDIENTES
Tagliatelle de ovo 300 g
Ervilhas 200 g
Ricota de búfala 100 g
Tomates Secos em Óleo 40 g
Caldo de legumes 200 g
Alho 1 dente
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Tomilho quanto baste

Preparo

Para preparar as tagliatelles com ervilhas e ricota, a primeira coisa a fazer é começar a preparar o caldo de legumes. Assim que o tiver filtrado, mantenha-o aquecido. Em seguida, coloque em uma frigideira um fio de azeite, um dente de alho com casca levemente amassado 1 e deixe dourar. Então adicione as ervilhas 2, salteie por um minuto e depois retire o dente de alho 3.

Despeje 150 g do caldo quente 4 e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 20 minutos até que as ervilhas fiquem macias 5. Enquanto isso, escorra os tomates secos e corte-os em tiras 6.

Esfarele também a ricota em uma tigelinha 7 e transfira ambos para a geladeira. Após os 20 minutos, coloque no fogo uma panela cheia de água salgada a gosto e deixe ferver, será utilizada para cozinhar a massa. Enquanto isso, transfira as ervilhas já cozidas para o copo de um mixer 8 e adicione um pouco de caldo 9.

Bata tudo 10 até obter um creme liso e macio 11. Se ficar muito denso, adicione mais um pouco de caldo; depois ajuste o sal 12.

Assim que a água começar a ferver, cozinhe as tagliatelles 13. Enquanto isso, em outra frigideira, transfira o creme de ervilhas 14 e assim que a massa estiver cozida, escorra-a (reservando a água do cozimento) e transfira-a para a frigideira 15.

Salteie então as tagliatelles, adicionando água do cozimento conforme necessário 16, os tomates secos 17, as folhinhas de tomilho 18 e a pimenta moída a gosto.

Neste ponto 19 transfira as tagliatelles para os pratos de servir 20, finalize cada prato com a ricota esfarelada e sirva suas tagliatelles com ervilhas e ricota ainda quentes 21!

Conservação

Recomenda-se consumir as tagliatelles com ervilhas e ricota imediatamente. Alternativamente, é possível conservá-las por um dia no máximo na geladeira, em um recipiente hermético. Não é recomendada a congelação.

Dica

No lugar das ervilhas, você pode usar outro vegetal da estação, como aspargos, favas ou abobrinhas.

Se preferir, você pode substituir os tomates secos por tomatinhos confit.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.