Macarrão com ervilhas

/5

APRESENTAÇÃO

Se você está procurando uma resposta para a pergunta "o que posso fazer hoje à noite para o jantar?", aqui está a nossa proposta fácil e rápida para colocar na mesa um prato simples, mas saboroso: macarrão com ervilhas. Com poucos ingredientes e fácil de fazer, o macarrão com ervilhas é sem dúvida uma solução para um jantar genuíno e ao mesmo tempo delicioso. Este prato destaca com simplicidade o sabor inconfundível dos protagonistas indiscutíveis da estação primaveril: as ervilhas. Essas deliciosas pérolas de cor vibrante e sabor doce tornam os pratos do nosso menu de primavera atraentes, seja escolhendo um cremoso sopa cremosa para saborear nas noites em que você deseja se mimar com um conforto food quente e envolvente, seja que você esteja com vontade de se aventurar em um prato fresco e delicioso como o espaguete integral com pesto de ervilhas, tomates secos e stracciatella, um verdadeiro hino aos sabores mediterrâneos!

Para uma versão mais particular e saborosa, um pouco diferente do habitual, experimente também:

  • macarrão com creme de ervilhas e guanciale
  • macarrão com ervilhas cremoso
INGREDIENTES
Ditaloni Rigati 320 g
Ervilhas 1 kg - frescos inteiros para debulhar
Cebolinha fresca 100 g
Azeite virgem extra 30 g -
Parmigiano Reggiano DOP 30 g - ralado
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparo

Para preparar o macarrão com ervilhas, coloque a água para ferver em uma panela grande e adicione sal quando ferver: você usará essa água para cozinhar o macarrão. Enquanto isso, descasque as ervilhas e coloque-as em uma tigela 1, depois pegue a cebolinha, remova a base, divida ao meio no sentido do comprimento e depois fatie cada metade 2, assim será mais prático cortá-la. Despeje o azeite em uma frigideira, aqueça e adicione a cebolinha recém-fatiada 3,

adicione uma concha de água de cozimento do macarrão 4 e deixe cozinhar por cerca de 10-15 minutos ou até que esteja macia (se secar demais, adicione mais água de cozimento). Depois que a cebolinha estiver cozida, adicione também as ervilhas frescas descascadas 5, adicione sal, pimenta e mais uma concha de água de cozimento 6; cozinhe por cerca de 10 minutos.

Agora cozinhe também o macarrão por apenas 5 minutos (ou metade do tempo indicado na embalagem) 7 porque depois terminará de cozinhar na frigideira com as ervilhas; cozinhar dessa forma fará com que o macarrão absorva mais sabor. Escorra o macarrão com uma escumadeira diretamente na frigideira com as ervilhas 8, finalize o cozimento do macarrão adicionando aos poucos a água de cozimento, tendo o cuidado de esperar que o líquido seja bem absorvido antes de adicionar mais 9. Vai levar cerca de 5 minutos.

Quando o cozimento estiver terminado, tempere com o Parmigiano Reggiano ralado 10, misture para dar sabor, adicione sal e pimenta a gosto. Seu macarrão com ervilhas está pronto 11, sirva bem quente! 12

Conservação

Guarde o macarrão com ervilhas por no máximo um dia na geladeira em um recipiente hermético. Não é recomendado congelar o macarrão com ervilhas, mas você pode congelar apenas as ervilhas cozidas se tiver usado as frescas.

Dica

Quer adicionar um toque aromático ao seu macarrão com ervilhas? Uma pitada de noz-moscada para os amantes de especiarias, enquanto algumas folhas de tomilho são a solução perfeita para quem não pode resistir às ervas aromáticas!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.