Tiramisù da tradição

- Energía Kcal 621.2
- Carboidratos g 66.6
- dos quais açúcares g 51.1
- Proteína g 14.8
- Gorduras g 32.8
- das quais gorduras saturadas g 17.5
- Fibra g 356
- Colesterol mg 1.9
- Sódio mg 81.3
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 5 min
- Porção: 6
- Custo: Médio
- Notas + o tempo de descanso (1 h)
APRESENTAÇÃO
Entre as sobremesas de colher mais amadas e apreciadas em todo o mundo está certamente o Tiramisù, que inspirou muitas variações deliciosas como o Tiramisù com creme de leite. Suas origens são incertas e as variações são realmente muitas, mas hoje queremos mostrar a receita básica para prepará-lo. O nosso tiramisù da tradição tem todos os ingredientes mais clássicos, aos quais não se pode renunciar para realizar esta sobremesa: ovos, mascarpone, biscoitos champagne e café. Uma receita simples na preparação e no sabor, que conquista sempre todos. O segredo? Obter um Creme de Mascarpone denso e doce no ponto certo. Os biscoitos champagne embebidos no café se tornarão uma base macia que contrasta muito bem com o sabor do creme. Uma sobremesa clássica sempre atual, perfeita para servir na travessa ou na versão individual, preparada para nós pela Frau Knam, apaixonada confeiteira que sabe unir receitas tradicionais a técnicas de alta cozinha!
Foto realizada por: Marianna Santoni
INGREDIENTES
- Ingredientes para uma travessa de 25x19 cm
- Biscoitos Savoiardi 200 g
- Café 200 g - à temperatura ambiente
- Mascarpone 300 g
- Açúcar 180 g
- Claras 120 g - (cerca de 4)
- Gemas 80 g - (cerca de 4)
- Água 30 g
- para decorar
- Cacau em pó amargo quanto baste
Preparação

Para preparar o tiramisù da tradição, a primeira coisa a fazer é realizar o pâte à bombe. Em uma panelinha, coloque 80 g de açúcar com os 30 g de água 1. Aqueça a calda em fogo baixo 2 e, utilizando um termômetro de cozinha, mantenha sob controle a temperatura, que deverá chegar a 118°.

Quando atingir a temperatura indicada, comece a bater as gemas com uma batedeira elétrica 4 e despeje a calda em fio sobre as gemas, mantendo as pás em ação 5. Continue batendo até que a mistura fique cremosa 6.

Adicione agora o mascarpone às gemas com a batedeira 7 8 ou com uma espátula. Reserve a mistura e coloque as claras em outra tigela. Comece a batê-las, assegurando-se de que as pás estejam bem limpas 9.

Assim que as claras estiverem brancas e espumosas, adicione os 100 g de açúcar restantes 10 e continue batendo até obter uma consistência firme e sólida 11. Adicione à mistura de gemas e mascarpone um terço das claras em neve e mexa com a espátula energicamente 12.

Finalize adicionando as claras restantes 13 e mexa delicadamente de cima para baixo até obter um creme homogêneo 14. Neste ponto, molhe os biscoitos champagne, um por um, no café à temperatura ambiente 15.

À medida que os molhar, disponha-os dentro de uma travessa grande de 25x19 cm, de forma ordenada, para cobrir toda a superfície 16. Despeje agora metade do creme 17 e nivele-o 18 para cobrir completamente os biscoitos champagne.

Disponha ainda uma camada de biscoitos champagne embebidos no café, como feito anteriormente 19. Adicione o creme restante 20 e nivele a superfície 21. Coloque na geladeira por pelo menos uma hora.

No momento de servir, polvilhe o tiramisù com o cacau em pó 22, cobrindo-o inteiramente 23. O tiramisù da tradição está pronto para ser cortado e saboreado 24.