Tomates gratinados à moda da Apúlia

/5

APRESENTAÇÃO

Para os amantes dos sabores mediterrâneos, aqui está uma receita que faz parte da tradição gastronômica da Puglia: os tomates gratinados à moda pugliese, conhecidos também como tomates arraganati (ou seja, gratinados em dialeto pugliese). Trata-se de tomates recheados gratinados no forno, dos quais existem várias versões; escolhemos uma versão saborosa, mas simples, que inclui um recheio à base de pão ralado, anchovas e alcaparras aromatizado com manjericão.
Os tomates são cortados horizontalmente e esvaziados da sua polpa, salgados e deixados a escorrer por alguns minutos; posteriormente, serão recheados com uma mistura de pão ralado, óleo, alho, salsa, manjericão, alcaparras, anchovas e pimenta, e depois gratinados no forno.
Os tomates gratinados à moda pugliese podem ser servidos como um acompanhamento rico para pratos de carne ou peixe, ou como entradas apetitosas e saborosas.

INGREDIENTES
Ingredientes para 4 tomates
Salsa 2 colheres - picado
Alho 1 dente
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste -
anchovas em óleo 20 g -
Caldo de legumes 80 ml -
Azeite virgem extra 15 ml -
Farinha de rosca 55 g
Alcaparras em conserva 8 g -
Manjericão 6 folhas - picado
Tomates rama 600 g - 4 firmes e maduros

Preparo

Para preparar os tomates gratinados à moda pugliese, providencie 4 tomates rama firmes com cerca de 150g cada um, que sejam mais ou menos do mesmo tamanho. Lave os tomates em água corrente 1, corte-os a cerca de ¾ da sua altura 2, guardando a tampa com o pedúnculo que servirá como decoração para o prato final. Com uma faca pequena, cave a polpa ao redor da circunferência do tomate e depois, com uma colher, retire-a 3;

salgue o interior dos tomates 4 e coloque-os de cabeça para baixo em uma grelha 5 para escorrer (por cerca de 20 minutos), para que percam a água de vegetação. Coloque o pão ralado em uma tigela 6,

escorra as anchovas do óleo de conservação e pique-as 7 e adicione-as ao pão ralado 8, escorra também as alcaparras em conserva e adicione-as ao recheio 9,

o alho esmagado 10, a salsa e o manjericão picados 11, o óleo 12,

o sal 13 e o caldo 14, adicionando aos poucos, até que o recheio fique macio 15. Para preparar o caldo de legumes, siga a página da Escola de culinária Caldo de legumes que você encontra aqui.

Agora pegue os tomates e recheie-os com a mistura usando uma colher 16, unte com óleo uma travessa de forno 17, coloque os tomates dentro 18 e asse em forno pré-aquecido estático a 200°C por cerca de 40 minutos (ou ventilado a 180°C por 30 minutos).

Assim que os tomates estiverem ligeiramente enrugados e a superfície bem dourada 19, retire-os do forno, deixe-os esfriar um pouco, transfira-os para um prato de servir e decore-os com a tampa superior que você reservou 20. Sirva seus tomates gratinados à moda pugliese acompanhados, se desejar, por uma salada fresca 21.

Conservação

Guarde os tomates gratinados à moda pugliese na geladeira por alguns dias em um recipiente hermético.
É possível congelar os tomates já assados e descongelá-los diretamente no forno antes de servir.

Conselho

Se desejar, para deixar o recheio dos tomates gratinados à moda pugliese ainda mais saboroso, você pode adicionar folhas picadas de hortelã ou cebolinha e, eventualmente, uma ou duas colheres de sopa de pecorino ralado.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.