Torta Afrika

/5

APRESENTAÇÃO

Somente o rei do chocolate poderia tornar único um bolo simples como este. Para realizar o bolo Afrika, Ernst Knam escolheu uma variedade de chocolate muito especial, feito com grãos de cacau africanos. Após várias tentativas, dentro da cozinha de Gualtiero Marchesi, ele criou uma mousse espetacular, feita com apenas 2 ingredientes e sem açúcares adicionados. E para quem ama a pureza dos sabores, ele decidiu criar uma sobremesa inteiramente de chocolate, posicionando sob a mousse uma suave marquise de chocolate... uma espécie de pão de ló sem glúten! E se te deixamos com água na boca, corra para preparar também o bolo Afrika, personalizando-o como mais gostar: adicionando pimenta ou wasabi para uma nota picante, ou então ao natural com framboesas frescas ou um molho de manga como este!

INGREDIENTES

Ingredientes para a marquise (2 placas de 30x38 cm)
Gemas 100 g
Claras 225 g
Cacau em pó amargo 90 g
Açúcar de confeiteiro 300 g
Fécula de batata 30 g
Açúcar quanto baste
para a mousse de chocolate
60% chocolate amargo 200 g - de favas africanas
Creme de leite fresco líquido 400 g
para o molho de manga
Maracujá 4
manga 1
Raspas de limão 1
Suco de limão ½
para decorar
Hortelã quanto baste
Lascas de chocolate quanto baste

Preparação

Para preparar o bolo Afrika, a primeira coisa a fazer é preparar a marquise. Depois de separar os ovos, coloque as gemas em uma tigela, adicione 100 g de açúcar de confeiteiro 1 e bata usando um batedor manual (2-3) ou uma batedeira elétrica.

Enquanto isso, comece a bater as claras em neve na batedeira 4 e assim que estiverem brancas e espumosas, adicione os 200 g restantes de açúcar de confeiteiro, em duas partes 5. Termine de bater as claras 6

e assim que as gemas também estiverem bem batidas, adicione-as às claras 7. Adicione também o cacau em pó peneirado 8 e o amido de milho peneirado 9.

Misture tudo usando uma espátula fazendo movimentos circulares de baixo para cima 10, até obter uma mistura homogênea e sem grumos 11. Neste ponto, forre com papel manteiga duas assadeiras grandes de 30X38 cm. Despeje metade da mistura em cada uma 12

e nivele a superfície com uma espátula 13. A massa deve ter uma espessura de meio cm. Asse uma assadeira de cada vez em forno estático pré-aquecido a 200° por cerca de 8-9 minutos na prateleira do meio. Uma vez assada, retire a marquise do forno 14 e polvilhe com um pouco de açúcar refinado 15, que ajudará a marquise a absorver a umidade e permanecer sempre macia. Para fazer o bolo Afrika, será suficiente uma única marquise, mas recomendamos não reduzir a dose, pois caso contrário as gemas e as claras não montarão perfeitamente. Com a marquise que sobrar, é possível fazer um delicioso rocambole; basta recheá-lo com chantilly e framboesas.

Deixe a marquise esfriar um pouco e depois transfira-a para uma superfície 16 e vire-a. Retire delicadamente o papel manteiga 17 e use um cortador de massa de 22 cm de diâmetro e cerca de 5 cm de altura para cortar um disco 18. Mesmo neste caso, você pode usar as sobras para fazer um tiramisù, ou então serão ótimas no leite!

Uma vez cortado o disco de marquise, transfira-o para um prato de servir, deixando-o dentro do anel 19 e comece a preparar a mousse de chocolate. Coloque o chocolate em uma tigela 20 e derreta-o suavemente em banho-maria, tomando cuidado para não ultrapassar os 55°. Enquanto isso, coloque o creme de leite em uma tigela e comece a batê-lo com um batedor 21.

Não será necessário bater até o ponto de neve firme, basta deixá-lo meio batido 22, pois ele continuará a bater posteriormente. Neste ponto, certifique-se de que o chocolate esteja com uma temperatura entre 55° e 50°. Se ultrapassar esse intervalo, o chocolate pode derreter o creme de leite; se estiver abaixo, você obterá uma mousse talhada. Uma vez medida a temperatura do chocolate, despeje cerca de metade do creme de leite dentro 24

e misture com um batedor 25. Em seguida, despeje a mistura no creme de leite restante 26 e continue batendo bem com o batedor 27.

Depois, despeje a mistura dentro do anel 28 e nivele a superfície usando a espátula 29. Neste ponto 30, coloque o bolo Afrika na geladeira por pelo menos 2 horas, de preferência durante a noite.

Você pode acompanhar o bolo com um molho de manga e maracujá. Corte os maracujás ao meio, depois, usando uma colher, transfira a polpa para uma peneira 31 e, com a colher, pressione sobre as sementes para extrair apenas o suco 32. Limpe a manga, removendo a casca e o caroço central. Corte em cubos cerca de metade e reserve-os; depois, corte grosseiramente a parte restante 33.

Transfira-a junto com o suco de maracujá, adicione a casca de limão e o suco de meio 34. Bata tudo com um mixer de mão até obter uma consistência lisa 35. Adicione também os cubos de manga reservados 36 e o molho de acompanhamento estará pronto.

Neste ponto, retire o bolo Afrika da geladeira 37 e remova o anel 38. Se não sair facilmente, você pode aquecer o anel com um secador de cabelo. Decore as bordas do bolo com granulado de chocolate amargo 39

e polvilhe a superfície com cacau em pó (40-41). O bolo Afrika está pronto para ser servido, junto com o molho de manga 42.

Conservação

O bolo Afrika pode ser conservado na geladeira por 2-3 dias. Alternativamente, é possível congelá-lo.

Conselho

Se quiser usar um chocolate com uma % de cacau menor para fazer a mousse, será necessário diminuir a quantidade de creme de leite; caso contrário, aumentá-la.
O amido de batata pode ser substituído por maisena ou farinha de arroz.
Recomenda-se a cocção em forno estático, caso contrário a marquise ficará seca.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.