Torta com creme de chá matcha

/5

APRESENTAÇÃO

Muitos o definem como um elixir da saúde, outros o bebem apenas pelo puro prazer e para obter calor... mas para realizar uma qualidade especial como o chá matcha é preciso muito tempo e um tipo específico de folhas que são primeiro secas e depois pulverizadas. Certamente, para desfrutar plenamente de uma xícara desta bebida, deveria-se fazer uma viagem ao distante Oriente, mais precisamente ao Japão, mas mesmo no Brasil é possível encontrar este pó com sabor herbáceo. Não queremos imitar as tradições e a arte de preparar o chá, porque provavelmente não seríamos capazes e porque preferimos fazer o que fazemos melhor: uma boa sobremesa! Depois dos plumcake, perfeitos para o café da manhã, hoje propomos uma sobremesa realmente refinada... a torta com creme de chá matcha vai te conquistar desde o primeiro olhar! Uma crosta de massa folhada crocante de cor âmbar, graças à presença de açúcar mascavo integral, envolve um creme aveludado de cor "verde pistache", que pode enganar seus amigos... mas depois de prová-la, quem adivinhará o ingrediente secreto?

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa
Manteiga 100 g
Farinha tipo 00 180 g
Farinha de amêndoas 40 g
Açúcar mascavo 80 g - integral (fina)
Ovos 55 g - (1 médio)
para o creme
Chá verde matchá 10 g
Leite inteiro 500 g
Gemas 70 g - (de cerca de 4-5 ovos médios)
Açúcar 50 g
Amido de milho (maizena) 50 g
Mel millefiori 10 g
para decorar
Mirtilos quanto baste
Amoras quanto baste
Hortelã quanto baste

Preparo

Para preparar a torta com creme de chá matcha, comece preparando a massa. Coloque a manteiga fria em cubos no recipiente de um mixer com lâminas, adicione a farinha de trigo 1 e bata tudo até obter uma mistura esfarelada. Em seguida, adicione a farinha de amêndoas 2, o açúcar mascavo integral 3 e bata novamente até obter uma mistura homogênea.

Neste ponto, adicione o ovo inteiro 4 e bata novamente 5. Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada e trabalhe-a por poucos segundos 6.

Faça um bloco e envolva-o em filme plástico para alimentos 7 e coloque na geladeira para firmar por pelo menos 40 minutos. Enquanto isso, prepare o creme de chá matcha. Despeje o leite em uma panela 8 e aqueça até quase ferver. Enquanto isso, despeje as gemas, o açúcar e o amido de milho em uma tigela 9; bata rapidamente com um batedor de arame.

Em seguida, adicione o chá matcha 10 e misture novamente. Assim que o leite estiver quente, despeje-o na mistura recém-preparada 11 e bata com o batedor. Adicione também o mel 12, misture

e transfira a mistura novamente para a panela 13. Cozinhe por poucos minutos em fogo baixo, mexendo sempre até que o creme engrosse 14. Neste ponto, despeje-o em uma travessa, cubra com filme plástico em contato 15 e deixe esfriar na geladeira.

Agora, unte uma forma retangular de 35,5x10,5 16. Retire a massa da geladeira e abra-a em uma superfície levemente enfarinhada 17, de modo a obter um retângulo com espessura de meio cm. Com a ajuda de um rolo, transfira a massa para a forma 18

e, usando as pontas dos dedos, pressione a massa na forma 19. Elimine o excesso de massa usando uma faca pequena 20 e fure o fundo da torta com um garfo 21.

Asse em forno estático pré-aquecido a 170° por cerca de 15 minutos na prateleira central até dourar bem 22. Em seguida, deixe esfriar completamente antes de desenformar 23. Neste ponto, trabalhe o creme por alguns segundos com uma espátula, transfira-o para um saco de confeitar e use-o para rechear a torta 24.

Alise a superfície 25 e decore com mirtilos frescos 26, amoras e algumas folhas de menta. Sua torta de chá matcha está pronta para ser servida 27!

Conservação

A torta de chá matcha pode ser conservada na geladeira por 3 dias, coberta com filme plástico.

A base pode ser preparada com um dia de antecedência e pode ser congelada.

O creme pode ser preparado com um dia de antecedência, mas é preferível não congelá-lo.

Conselho

Decore esta torta com uma cobertura de chocolate amargo, para um contraste de sabor e cor!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.