Torta de aspargos

/5

APRESENTAÇÃO

A temporada de aspargos está oficialmente aberta, por que não aproveitar para preparar uma deliciosa receita rica e saborosa que realça o seu gosto marcante? Aqui está a nossa proposta: o empadão de aspargos, um primeiro prato perfeito para os nostálgicos da clássica macarronada de forno da vovó, aqui revisitada com um toque primaveril com um ragù convidativo e perfumado à base de linguiça e aspargos envolto em um aveludado molho bechamel. Para respeitar a tradição, usamos os típicos rigatoni perfeitos para pegar o molho derretido dentro deles, com a ajuda da imprescindível muçarela que se esconde entre uma camada e outra. O empadão de aspargos é um daqueles pratos caseiros que requerem cuidado e tempo, assim como os típicos pratos de domingo, mas uma vez levado à mesa, ele o recompensará com seu sabor irresistível que conquistará a todos!

Experimente também a lasanha com aspargos e linguiça, uma variação igualmente derretida e cremosa!

INGREDIENTES

Rigatoni 500 g
Espargos 700 g
Chalota 30 g
Salsicha 500 g
Vinho branco 80 g -
Caldo de legumes 200 g -
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Alecrim quanto baste
Azeite virgem extra 30 g
para o molho bechamel
Leite inteiro 500 g
Farinha tipo 00 50 g
Manteiga 50 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Noz-moscada quanto baste
para temperar
Mozzarella 300 g
Grana Padano DOP 130 g - para ralar

Preparo

Para preparar o empadão de aspargos, comece preparando o caldo de legumes. Em seguida, limpe os aspargos com um descascador de batatas e remova a parte fibrosa do talo 1. Corte a parte branca da base e reduza os aspargos em rodelas 2, tendo o cuidado de manter as pontas dos aspargos inteiras. Descasque e pique finamente a cebola échalote 3.

Com uma faca, faça um corte no sentido do comprimento na tripa da linguiça 4 para removê-la facilmente 5 e pique finamente a carne 6.

Depois, em uma panela, aqueça o azeite de oliva e adicione a cebola échalote 7, deixe murchar por 5 minutos e depois adicione a linguiça 8 e deixe dourar por 4-5 minutos, depois regue com o vinho branco 9. Deixe o vinho evaporar,

tempere com o alecrim picado 10 e adicione os aspargos cortados em rodelas com as pontas deixadas inteiras 11; cubra com caldo de legumes 12 e continue cozinhando o ragù em fogo moderado por 20 minutos, mexendo de vez em quando com uma colher de pau.

Enquanto isso, prepare o molho bechamel: em uma panela, despeje o leite 13 e aqueça-o até quase ferver e, em seguida, aromatize-o com noz-moscada ralada 14. À parte, em outra panela, derreta a manteiga em fogo baixo 15,

depois desligue o fogo e adicione a farinha peneirada aos poucos 16, mexendo com um batedor para evitar a formação de grumos. Em seguida, volte ao fogo baixo e mexa até dourar. Neste ponto, adicione o leite quente aos poucos 17, mexendo vigorosamente com o batedor. Cozinhe por 5-6 minutos em fogo baixo até que o molho tenha engrossado, continuando a mexer 18; por fim, salgue e apimente a gosto e desligue o fogo.

Coloque no fogo uma panela com bastante água que deve ser salgada quando ferver. Enquanto isso, corte a muçarela em cubos 19, escorra bem, colocando-a em uma peneira com uma tigela embaixo para recolher o soro 20. Enquanto isso, o molho de aspargos e linguiça estará pronto 21 e coloque-o em uma tigela e reserve.

Cozinhe os rigatoni 22, tendo o cuidado de deixá-los al dente. Uma vez prontos, escorra-os com uma escumadeira diretamente na tigela onde você reservou o molho de aspargos e linguiça 23, adicione um terço do molho bechamel 24

e 70 g de Grana Padano ralado 25 e misture. Pegue uma assadeira que seja suficientemente grande para conter o macarrão, despeje no fundo uma camada de molho bechamel 26, depois adicione metade do macarrão 27,

cubra com metade dos pedaços de muçarela 28 e uma colher de Grana Padano ralado, despeje a outra metade do macarrão e cubra com a muçarela e o queijo ralado restantes 29, distribuindo-os por toda a superfície. Cozinhe o empadão de aspargos em forno estático a 180° por 30 minutos. Quando estiver pronto, retire o empadão de aspargos do forno, deixe esfriar um pouco e depois leve à mesa 30!

Conservação

O empadão de aspargos pode ser conservado na geladeira coberto com filme plástico por no máximo 2 dias. Pode também ser congelado se você usou ingredientes frescos.

Dica

Se você gosta de sabores marcantes, pode substituir a muçarela por provolone defumado, derretido e saboroso!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.