Torta de caqui

/5

APRESENTAÇÃO

Com o bolo de caqui propomos uma sobremesa deliciosa que libera todos os sabores do outono. Em uma estação onde tudo parece adormecer, a terra nos presenteia com frutas doces e saborosas como os caquis, também conhecidos como maçãs do oriente. Os amantes desta fruta suculenta certamente já pensaram em capturar sua doçura preparando a geleia de caqui. Nesta receita queremos oferecer essa fruta em uma nova versão, como um delicado e sedoso recheio de um crumble de cacau. O uso do cacau cru e um toque especial salgado com uma pitada de sal grosso Fleur de sel torna o bolo de caqui uma sobremesa extraordinária, original e surpreendente. Uma crosta quebradiça que lembra a terra guarda o coração macio de cores alaranjadas, o bolo de caqui é perfeito para saborear com uma xícara de chá especiado, a maneira ideal para desfrutar plenamente dos prazeres secretos desta estação.

E se você procura outras sobremesas com caqui, experimente também:

INGREDIENTES

Ingredientes para uma forma de 26 cm de diâmetro
Caquis 550 g - baunilha madura
Farinha tipo 00 210 g
Açúcar mascavo 150 g
Cacau em pó cru 10 g
Flor de sal 5 g
Cardamomo 1 pitada
Manteiga 150 g - frio
para forrar a forma
Manteiga quanto baste
Açúcar mascavo 20 g
para polvilhar
Cacau em pó cru quanto baste

Preparo

Para preparar o bolo de caqui, lave as frutas, corte o pedúnculo 1 e retire a casca 2, fatie grosseiramente 3 e reserve.

Agora cuide da massa: despeje a farinha peneirada em uma tigela grande, adicione o açúcar mascavo 4, o flor de sal 5 e o cardamomo em pó 6.

Adicione também o cacau cru 7 e misture para integrar os pós 8. Corte a manteiga fria em cubos 9.

Adicione também a manteiga na tigela 10, trabalhe a massa rapidamente com a ponta dos dedos 11 até obter uma farofa 12.

Unte uma forma de 26 cm de diâmetro e polvilhe o fundo e as bordas com açúcar mascavo. Despeje metade da massa e nivele no fundo com um garfo 13. Agora despeje os caquis 14 e distribua com o garfo ou uma colher para criar uma camada de recheio uniforme 15.

Agora despeje a outra metade da massa 16 de modo a cobrir completamente o recheio 17. Asse a sobremesa em forno estático pré-aquecido a 180° por 40 minutos. Ao final do cozimento, retire o bolo de caqui do forno, deixe esfriar um pouco antes de servir polvilhando a superfície com cacau cru 18.

Conservação

O bolo de caqui se conserva sob uma cúpula de vidro por no máximo dois dias. Não é recomendado congelar.

Conselho

O cacau cru tem um sabor mais aromático e acentuadamente floral do que o cacau torrado (ou seja, o comum cacau em pó amargo ao qual estamos acostumados), mas se não conseguir encontrá-lo, pode usar o cacau em pó amargo nas mesmas doses. O Fleur de sel ou flor de sal é um sal em flocos precioso de sabor delicado, se não conseguir encontrá-lo, pode substituí-lo por uma pitada de sal fino ou sal grosso moído. A diferença será que o sal fino se dissolverá uniformemente, alterando ligeiramente o sabor global da sobremesa, ao contrário do sal em flocos que não se dissolve na massa e proporciona uma agradável textura quebradiça nos dentes.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.