Torta de claras com creme de limão

/5

APRESENTAÇÃO

Quantas vezes você se perguntou o que fazer com as claras restantes da preparação de um delicioso creme? Aqui está a solução: uma torta com massa de claras, recheada obviamente com o creme à base de gemas! Uma maneira de usar inteiramente os ingredientes que você tem e fazer uma sobremesa perfeita como lanche ou sobremesa! Tentamos você com muitas variações da clássica Massa podre: integral ou sem glúten, com óleo no lugar da manteiga... faltava mesmo a de Massa podre com claras! Decorada com um pouco de chantilly e framboesas frescas, a torta de claras com creme de limão será perfeita para as suas ocasiões especiais!

INGREDIENTES

Para a massa (para uma forma de 18 cm de diâmetro)
Farinha tipo 00 200 g
Açúcar 80 g
Manteiga 60 g - frio
Claras 70 g - (de cerca de 2 ovos médios) em temperatura ambiente
Casca de limão 1 - (para ralar)
Bicarbonato de sódio 1 pitada
Para o creme
Leite inteiro 500 g
Açúcar 150 g
Amido de milho (maizena) 40 g
Gemas 4
Casca de limão ½
Vanilina ½ g
Para decorar
Creme de leite fresco líquido 300 g
Biscoitos quanto baste - quebradiços
Framboesas quanto baste

Preparação

Para preparar a torta de claras com creme de limão, primeiro prepare a massa: coloque a farinha 1 e o açúcar em uma tigela grande 2, faça um buraco no centro e adicione a manteiga fria em cubos 3.

Adicione também o bicarbonato 4 e as raspas de limão raladas 5. Comece a trabalhar com os dedos até obter uma mistura quebradiça, depois adicione as claras em temperatura ambiente 6.

Continue amassando para incorporar todos os ingredientes 7, em seguida transfira a mistura para uma superfície de trabalho e forme um bloco liso e homogêneo. Envolva a massa em filme plástico 8 e deixe descansar na geladeira por cerca de 30 minutos. Após o tempo de descanso, estenda a massa sobre uma superfície de trabalho levemente enfarinhada até uma espessura de 4-5 mm 9.

Enrole a massa ao redor do rolo e desenrole-a delicadamente sobre uma forma de 18 cm de diâmetro (não é necessário untar) 10, depois pressione com os dedos para fazê-la aderir também nas bordas. Fure a base com os dentes de um garfo, cubra com uma folha de papel manteiga e encha a forma com legumes secos ou esferas de cerâmica 12. Prossiga com o cozimento às cegas, colocando a base no forno por 15 minutos em forno estático pré-aquecido a 180°, depois remova os pesos e o papel manteiga e asse por mais 15 minutos sempre à mesma temperatura.

Enquanto isso, prepare o creme de limão: despeje o leite em uma panela, adicione as raspas de limão e a baunilha e leve quase à fervura 13. Enquanto isso, coloque as gemas em uma tigela separada 14 e adicione o açúcar 15.

Bata as gemas com uma batedeira até obter uma mistura clara e espumosa 16, depois peneire o amido de milho na tigela 17 e continue a trabalhar para incorporá-lo de forma uniforme. Remova as raspas de limão da panela, depois adicione uma concha de leite quente à mistura de gemas 18, mexendo bem para diluí-la.

Despeje a mistura obtida na panela junto com o restante do leite 19 e mexa continuamente em fogo baixo até que atinja a consistência desejada. Quando o creme estiver espesso, transfira-o para uma tigela e cubra com filme plástico em contato 20. Enquanto isso, bata o chantilly que você usará para a decoração 21.

Neste ponto, a base estará cozida, então retire do forno e deixe esfriar. Quando ambas as preparações estiverem em temperatura ambiente, despeje o creme na casca de massa 22 e nivele a superfície com uma espátula 23. Decore com o chantilly, biscoitinhos crocantes (se desejar) e framboesas ou outras frutas a gosto: sua torta de claras com creme de limão está pronta para ser apreciada 24!

Conservação

A torta de claras com creme de limão pode ser conservada na geladeira por cerca de 3 dias.

Você pode preparar tanto a massa quanto o creme com antecedência e conservá-los na geladeira por 3-4 dias, cobertos com filme plástico.

Você pode congelar tanto a massa quanto o creme por cerca de um mês.

Conselho

Varie a decoração a seu gosto adicionando morangos ou outras frutas vermelhas, ou coco ralado ou lascas de chocolate branco!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.