Torta de morango fresco
- Médio
- 60 min
A torta de ruibarbo com creme de confeiteiro de limão é uma sobremesa com um sabor particular, preparada com uma base crocante de massa recheada com um creme de confeiteiro macio aromatizado com limão e enriquecida com talo de ruibarbo cozido em uma calda de água e açúcar. Esta planta, difundida por toda a Ásia e também disponível na Europa, já era utilizada antigamente pelas populações locais em diversas preparações: do ruibarbo, de fato, utilizam-se os talos e a raiz. O ruibarbo, cuja colheita acontece na primavera, apresenta uma cor vermelha-rosada clara com estrias esverdeadas, pois é composto em sua maior parte por água, e pode ser utilizado para a preparação de sobremesas e Geleia de ruibarbo. Seu sabor ácido combina perfeitamente com o creme de confeiteiro, caracterizado por um agradável toque cítrico, criando uma sobremesa que vale absolutamente a pena experimentar. Ficou curioso? Só resta amarrar o avental e provar a torta de ruibarbo!
Para preparar a torta de ruibarbo com creme de confeiteiro de limão, comece preparando o Creme de limão. Despeje o leite e o creme de leite em uma panela 1 e aromatize com casca de limão, tomando cuidado para não usar a parte branca amarga 2. Em uma tigela à parte, bata as gemas e o açúcar com um batedor 3.
Adicione o amido de milho peneirado 4, em seguida o leite quente em fio 5 e misture energicamente para obter uma mistura homogênea e fluida. Despeje novamente a mistura na panela, coando com uma peneira 6.
Coloque novamente a mistura no fogo 7, mexendo até ficar densa 8, depois transfira para uma tigela e cubra com filme plástico em contato para evitar que se forme uma película na superfície 9. Deixe o creme esfriar primeiro à temperatura ambiente e depois na geladeira.
Enquanto isso, prepare a Massa podre começando pelo sablage: coloque a manteiga fria da geladeira cortada em cubos em um processador com lâminas junto com a farinha 10. Ligue o processador até obter uma mistura arenosa, depois transfira para uma bancada; faça a clássica forma de fonte e adicione o açúcar de confeiteiro, a casca de limão ralada 11 e as gemas 12.
Trabalhe a massa primeiro com um garfo, depois com as mãos 13; amasse brevemente, apenas o suficiente para compactar a massa para que a massa não aqueça demais com o calor das mãos e permaneça quebradiça. Forme um disco e achate antes de envolvê-lo em filme plástico 14; coloque na geladeira para firmar por pelo menos 30 minutos. Enquanto isso, dedique-se à limpeza do ruibarbo lavando-o, secando-o e removendo as extremidades 15.
Corte o ruibarbo em tiras de 10,5 cm 16. Em uma frigideira, despeje o açúcar e a água e acenda o fogo 17. Derreta o açúcar e coloque os pedaços de ruibarbo, cozinhando-os por cerca de 2 minutos de cada lado 18.
Vire o ruibarbo com a ajuda de uma pinça de cozinha e continue cozinhando 19. Coloque-o em uma gradinha para escorrer o excesso de calda e para esfriar 20. Após o tempo necessário, pegue a massa e com a ajuda de um rolo abra-a sobre uma bancada ligeiramente enfarinhada 21.
Unte e polvilhe uma forma de torta do tamanho de 35x11 cm com farinha, em seguida, coloque a massa com a ajuda do rolo 22. Remova o excesso das bordas cortando com uma faca pequena e faça a massa aderir bem à forma pressionando com uma bolinha de massa envolta em um pedaço de filme plástico (23-24).
Fure a base da torta com os dentes de um garfo 25, depois transfira o creme de confeiteiro já frio para um saco de confeitar sem bico ao qual você pode fazer um furo e distribua sobre a base 26, nivelando bem com uma espátula 27.
Uma vez terminado, decore a torta com o ruibarbo cortado em tiras, posicionando-as cuidadosamente sobre o creme uma ao lado da outra (28-29); asse em forno estático a 180° por 30 minutos (ou a 160° por 20 minutos em forno ventilado). Uma vez pronto, deixe esfriar, finalmente você poderá saborear sua torta de ruibarbo com creme de confeiteiro de limão 30!