Torta de pêssegos

/5

APRESENTAÇÃO

Vocês conhecem a clássica torta da Vovó Donalda, aquela que a simpática ave colocava para esfriar, ainda quente e fumegante, na janela e que o Lampadinha roubava pontualmente para comer escondido? A torta de pêssegos é uma releitura em versão verão da famosa Apple Pie dos quadrinhos da Walt Disney, caracterizada pela típica forma arredondada e por um generoso recheio de frutas, enriquecido neste caso também por uma abundante camada de Creme de confeiteiro! Para selar tudo, um doce invólucro de massa brisée que esconde à vista o precioso recheio de pêssegos amarelos: escolhemos deixá-los inteiros para poder saborear melhor sua polpa suculenta e açucarada. Uma vez assada, esta especial torta de pêssegos liberará um aroma irresistível... mas não façam como o Lampadinha! Deixem a torta esfriar antes de servi-la acompanhada por uma bola de sorvete de creme, para a alegria de toda a família!

Descubram também a frescura da torta deliciosa de pêssegos e a nossa maravilhosa torta de limão!

INGREDIENTES

para a massa
Farinha tipo 00 550 g
Manteiga 250 g - frio
Água 80 g - fria
Açúcar mascavo 50 g
Sal fino 9 g
Para o creme
Leite inteiro 250 g
Açúcar 60 g
Gemas 2
Fécula de batata 20 g
para rechear e polvilhar
Pêssegos amarelos 560 g - (cerca de 4)
Açúcar mascavo quanto baste

Preparação

Para preparar a torta de pêssegos, primeiro prepare a massa: em uma tigela, adicione a manteiga fria em pedaços com a farinha 1 e proceda com a arenização, ou seja, esfarele a mistura com as mãos até obter uma consistência arenosa, em seguida adicione o açúcar mascavo 2 e o sal 3 e trabalhe mais um pouco com as mãos.

Agora adicione a água fria aos poucos 4 e continue amassando até a mistura ficar bem homogênea, depois transfira para uma superfície de trabalho e forme uma bola 5. Divida a massa ao meio para obter 2 porções de aproximadamente 450 g cada, envolva-as em filme plástico 6 e coloque-as na geladeira para descansar por cerca de uma hora.

Enquanto a massa descansa, você pode preparar o creme: despeje o leite em uma panela 7 e leve-o quase à fervura; enquanto isso, coloque as gemas em uma tigela à parte, adicione o açúcar 8 e o amido de milho 9 e misture bem para incorporar tudo.

Quando o leite estiver quase fervendo, despeje-o na tigela com a mistura de ovos 10, misture bem 11, depois transfira tudo de volta para a panela e deixe o creme engrossar em fogo baixo, mexendo continuamente, até obter uma consistência fluida e não excessivamente compacta 12.

Transfira o creme obtido para um recipiente raso e largo, cubra com filme plástico em contato 13, deixe esfriar e coloque na geladeira para resfriar por pelo menos 30 minutos. Enquanto isso, prepare os pêssegos para o recheio, lave-os e corte-os ao meio, remova o caroço 14 e retire a casca com uma faca pequena 15, depois reserve-os momentaneamente.

Após o tempo de descanso da massa, unte uma forma de torta com diâmetro de 22 cm na base e diâmetro superior de 26 cm 16. Retire as 2 porções da geladeira e abra-as com um rolo de massa em uma superfície levemente enfarinhada 17 até uma espessura de 4 mm. Forre a base da forma com uma das 2 massas, certificando-se de cobrir bem as bordas também, depois retire o excesso de massa 18.

Agora, transfira o creme que já deve estar frio para um saco de confeitar e distribua quase todo ele no fundo da torta até formar uma camada abundante e uniforme 19. Arrume os pêssegos com o lado cortado voltado para baixo 20 e polvilhe com uma colher de açúcar mascavo 21.

Preencha os espaços restantes com o creme restante, depois coloque a segunda massa sobre a forma e pressione delicadamente com os dedos para aderir tanto nas bordas quanto nos pêssegos, de modo que a forma destes últimos seja visível do lado de fora. Remova o excesso de massa com uma faca pequena 23, depois sele as bordas pressionando com os dedos e finalize com os dentes de um garfo 24.

Finalmente, faça furinhos na superfície da torta para evitar que ela inche durante o cozimento 25 e asse no forno pré-aquecido a 180° por cerca de 40 minutos, posicionando-a na prateleira inferior. Após esse tempo, aumente a temperatura para 200°, polvilhe a superfície da torta com uma colher de açúcar mascavo 26 e asse novamente por mais 25 minutos, desta vez posicionando-a na prateleira do meio. Quando estiver assada 27, deixe a torta de pêssegos esfriar e sirva com uma bola de sorvete!

Conservação

A torta de pêssegos pode ser armazenada na geladeira por no máximo 4 dias. A massa pode ser congelada crua.

Conselho

Se durante o cozimento do creme de confeiteiro parecer que a mistura está muito granulosa, não se preocupe: basta retirar do fogo a panela e continuar mexendo energicamente com uma espátula ou colher de pau até que os grumos desapareçam. Quando não for mais temporada de pêssegos, você pode usar os em calda!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.