Torta de pêssego

/5

APRESENTAÇÃO

A torta de pêssego é uma sobremesa caseira simples e genuína, perfeita para o café da manhã ou para um lanche de verão cheio de doçura. Os pêssegos, macios e suculentos, conferem uma textura úmida e envolvente à massa, que é enriquecida com ricota e farinha integral, para dar um toque rústico agradável.

Uma receita fácil e acessível a todos, que destaca uma das frutas mais amadas do verão e transforma poucos ingredientes em uma torta macia, perfumada e de sabor delicado. Ótima também para consumir pêssegos mais maduros, é um verdadeiro mimo para saborear a qualquer hora do dia.

Seja acompanhada por uma xícara de chá, um café ou uma bola de sorvete, a torta de pêssego conquistará você na primeira mordida e trará à mesa um pouco de sol e bom humor!

Se você ama doces com pêssegos, experimente também estas deliciosas variações:

INGREDIENTES

Para a massa (para uma forma de 22 cm)
Farinha tipo 00 90 g
farinha integral 90 g
Fécula de batata 45 g
Ricota 140 g
Açúcar mascavo 120 g - fino
Ovos 2
Gemas 1
Óleo de girassol 75 g
Fermento químico em pó 12 g
Sal fino 1 pitada
Para a superfície
Pêssegos 2 - não muito maduras
Geléia de pêssego 2 colheres
Água 1 colher
Açúcar de confeiteiro quanto baste

Preparação

Para preparar a torta de pêssego, comece colocando na tigela de uma batedeira os ovos 1, a gema 2 e o açúcar mascavo 3.

Adicione uma pitada de sal 4 e comece a misturar com o batedor (alternativamente, você pode usar uma batedeira elétrica) 5. Quando você obtiver uma mistura clara e espumosa, "que escreve", adicione a ricota 6.

Adicione também o óleo de sementes 7 e continue a trabalhar para misturar 8. Neste ponto, peneire a farinha de trigo 9.

Adicione a farinha integral 10, depois peneire também o amido de batata e o fermento 11. Misture em baixa velocidade para incorporar bem os pós 12.

Quando você tiver uma massa homogênea 13, despeje-a em uma forma de 22 cm de diâmetro forrada com papel manteiga (ou untada e forrada) 14. Agora, lave os pêssegos e corte-os em fatias finas 15.

Disponha os pêssegos em círculo na superfície da massa 16, tendo o cuidado de não colocá-los muito juntos 17. Asse a torta em forno estático pré-aquecido a 180° por 35-40 minutos 17. Uma vez assada, retire a torta do forno e deixe esfriar 18.

Remova a torta da forma e transfira para o prato de servir 19. Misture a geleia de pêssego com um pouco de água 20 usando um pincel 21.

Pincele os pêssegos na superfície com a geleia diluída para lustrá-los 22. Finalmente, polvilhe com açúcar de confeiteiro 23. Sua torta de pêssego está pronta para ser saboreada 24!

Conservação

A torta de pêssego pode ser conservada em temperatura ambiente, por 2-3 dias, coberta com uma cúpula de vidro ou com filme plástico. Se a temperatura em casa estiver alta, é preferível conservá-la na geladeira.

Alternativamente, você pode congelá-la em fatias por até 2 meses.

Conselho

Para realçar ainda mais o sabor da torta de pêssego, experimente adicionar à massa uma pitada de canela ou raspas de limão.

Não use pêssegos muito maduros porque o suco deles pode comprometer o cozimento.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.