Torta de São Biagio

/5

APRESENTAÇÃO

Cavriana é uma cidade localizada na província de Mantova, onde há 450 anos se celebra São Brás. Em homenagem ao santo padroeiro é preparado um doce tradicional: uma deliciosa torta recheada com amêndoas e chocolate amargo!
A torta de São Brás é composta por uma base crocante de massa podre, sem ovos mas misturada com vinho branco, e um recheio especial feito de amêndoas e chocolate picado, açúcar e ovos. As sobras da massa podre são usadas para criar a característica decoração dessa torta, os losangos com lado ondulado através dos quais se vê o recheio apetitoso.
Em Cavriana, nos primeiros dias de fevereiro, celebra-se o tradicional corte, na praça central, de uma torta de São Brás com três metros de diâmetro que é servida a todos os presentes.
A torta de São Brás é preparada ainda hoje como no tempo dos Gonzaga e manteve intacta a sua delícia!

INGREDIENTES

Ingredientes para a base
Farinha tipo 00 400 g
Manteiga 80 g - frio
Açúcar 80 g
Fava de baunilha 1
Vinho branco seco 120 ml
para o recheio
Amêndoas 300 g
Açúcar 100 g
Ovos 2
Chocolate amargo 100 g
Casca de limão 1
para pincelar
Ovos 1

Preparação

Para preparar a torta de São Brás, comece fazendo a massa podre: bata a manteiga fria com a farinha em um processador até obter uma mistura arenosa 1. Transfira a mistura para uma superfície de trabalho, forme uma fonte clássica 2 e adicione o açúcar 3.

Misture com as mãos e, aos poucos, adicione o vinho branco em fio 4. Adicione as sementes de baunilha e amasse energicamente com as mãos 5 para obter uma massa compacta e bem misturada. Cubra a massa obtida com filme plástico 6 e deixe descansar por 20 minutos na geladeira.

Enquanto isso, pique finamente o chocolate amargo 7 e triture as amêndoas em um processador 8. Em uma tigela grande, misture os dois ingredientes 9 e

adicione o açúcar 10, a casca ralada de um limão 11 e os ovos 12.

Misture bem os ingredientes com uma colher 13. Neste ponto, abra a massa podre com a ajuda de um rolo, até uma espessura de meio cm 14 e cubra com ela uma forma de torta, com 27 cm de diâmetro, bem untada e enfarinhada 15.

Elimine o excesso de massa, pressionando as bordas da forma com o rolo 16 e recheie a torta com o recheio 17, nivelando bem com uma colher 18.

Amasse e abra novamente as sobras de massa e, com uma roda de borda dentada, corte tiras 19, que você colocará na torta primeiro na diagonal 20, de modo que ao se cruzarem formem losangos 21.

Bata um ovo e pincele a superfície da torta (22-23). Asse a torta em forno estático pré-aquecido a 160°C por 45 minutos (ventilado 140°C por 35 minutos), até que a superfície esteja dourada 24. Aqui está pronta a sua torta de São Brás!

Conservação

Você pode conservar a torta de São Brás sob uma campana de vidro por 3-4 dias.
Se você quiser prepará-la com antecedência, pode fazer a massa podre e conservá-la por 3-4 dias, coberta com filme plástico, na geladeira, ou congelá-la e usá-la quando necessário.

Conselho

Se sobrar massa, você pode usá-la para formar uma trança e colocá-la na borda da torta.
Se quiser, pode aromatizar o recheio também com 20 ml de licor de anis ou rum.

Curiosidades

A tradição cristã diz que São Brás é o protetor da garganta e do nariz e na igreja, no dia 3 de fevereiro, é renovada uma antiga bênção: o sacerdote cruza, sob o queixo dos fiéis, duas velas justamente para proteger essas partes do corpo.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.