Torta salgada tricolor

/5

APRESENTAÇÃO

A torta salgada tricolor é uma preparação rústica, muito convidativa. As cores lembram a bandeira italiana: o verde da massa brisée com espinafre, o branco das batatas e o vermelho dos tomatinhos! A casca de massa brisée acolhe as abobrinhas, as ervilhas e as batatas em uma crocância “verde” cativante. O recheio vegetariano torna esta torta salgada um prato único e saboroso. Ótima como entrada, perfeita para um aperitivo entre amigos. Com cores brilhantes, a torta salgada tricolor chamará a atenção dos seus convidados e por que não também das suas crianças.

INGREDIENTES

Ingredientes para a brisée de espinafre (para uma forma de 26 cm)
Manteiga 150 g - frio
Farinha tipo 00 250 g
Espinafre 150 g - frescos
Ovos 1 - médio
Sal fino 2 pitadas
Para o recheio
Batatas 600 g
Tomates-cereja 300 g
Ervilhas 230 g - descascados
Abobrinhas 530 g
Creme de leite fresco líquido 250 g
Ovos 3 - médias
Cebolinha fresca 60 g - (cerca de 1)
Alho 2 dentes
Cebolinha verde 3 fios
Azeite virgem extra 40 g
Orégano 1 pitada
Noz-moscada 1 pitada
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar a torta salgada tricolor, comece preparando a massa brisée começando por limpar os espinafres e transferi-los para uma panela antiaderente com um fio de óleo 1. Deixe-os murchar por alguns minutos e deixe esfriar um pouco (2-3).

Uma vez frios, passe-os para uma tigela e amasse-os levemente com um garfo, depois adicione o ovo 4. Bata tudo com um mixer de imersão 5 até obter um purê, que você usará para dar sabor à massa brisée 6.

Depois, adicione em um processador a farinha, a manteiga fria cortada em cubos e o sal (7-8). Ligue por alguns instantes para obter uma mistura esfarelada 9.

Transfira a mistura de manteiga e farinha para uma superfície e adicione o purê de espinafre 10. Trabalhe com as mãos rapidamente, para não aquecer os ingredientes, até obter uma mistura homogênea 11. Forme uma bola, depois embrulhe em filme plástico e coloque na geladeira por pelo menos duas horas, até que fique bem firme 12.

Enquanto isso, comece a preparar o recheio para a torta salgada tricolor. Corte o alho-poró em fatias finas, passe-o em uma frigideira com duas colheres de sopa de óleo 13 e deixe refogar em fogo moderado 14. Adicione as ervilhas, sal e pimenta e cozinhe em fogo baixo até ficarem macias 15.

À parte, em uma panela, coloque as batatas limpas com a casca e ferva por cerca de 30 minutos 16. Para acelerar o tempo, você pode usar uma panela de pressão e cozinhá-las por 15 minutos. O importante é que as batatas não se desfaçam durante o cozimento, mas permaneçam firmes. Uma vez cozidas, deixe-as esfriar um pouco e depois retire a casca 17, em seguida, corte-as em fatias de meio cm 18.

Enquanto isso, corte as extremidades das abobrinhas e fatie-as com um mandolim 19. Em outra frigideira, aqueça o restante do óleo com os dentes de alho. Uma vez dourados, retire-os e adicione as abobrinhas recém-fatiadas 20. Cozinhe em fogo alto, mantendo-as crocantes, mexendo de vez em quando, depois ajuste o sal e a pimenta 21.

Após duas horas, retire a massa brisée da geladeira e estenda-a sobre a superfície de trabalho com uma espessura de meio cm 22. Unte uma forma de 26 cm de diâmetro e forre-a com a massa estendida 23. Faça furos no fundo com um garfo 24.

Proceda agora com a primeira camada dispondo as abobrinhas até cobrir a base 25, depois continue com uma camada de ervilhas 26 e, por último, termine a torta salgada tricolor colocando as batatas 27.

Prepare agora um molho para cobrir a torta salgada tricolor: bata em uma tigela o creme de leite junto com os ovos 28, depois acrescente sal, pimenta, cebolinha picada finamente 29 e noz-moscada ralada 30.

Despeje a mistura sobre a torta 31 de forma a espalhá-la por toda a superfície, polvilhe com orégano seco e complete com os tomatinhos cortados ao meio 32. Asse em forno estático pré-aquecido a 180° por 45-50 minutos (para forno ventilado a 160° por 35-40 minutos) 33. Retire a torta salgada tricolor do forno, deixe esfriar um pouco e sirva cortando em fatias.

Conservação

É aconselhável consumir a torta salgada tricolor no mesmo dia. Como alternativa, pode-se conservar por um dia na geladeira envolvida em filme plástico e aquecer no forno antes de servir.

Você pode conservar a massa brisée na geladeira por no máximo dois dias, embrulhada em filme plástico.

Conselho

Tente substituir o creme de leite por leite, talvez adicionando também ricota ou queijo de cabra para torná-la mais cremosa.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.