Tortelli alla carbonara

/5

APRESENTAÇÃO

Se você é fã dos Espaguete à Carbonara, prepare-se para descobrir uma variante surpreendente que irá conquistá-lo na primeira mordida: os tortelli alla carbonara, assinados por Francesco Vitale, chef do Remulass. Este charmoso bistrô milanês é uma joia culinária que combina modernidade e tradição, valorizando os ingredientes locais com pratos criativos e cheios de sabor. A receita reinventa os sabores autênticos da carbonara romana de uma maneira inovadora: um coração cremoso de ovos, Pecorino e guanciale envolto em uma massa fina, para uma experiência que exalta a essência do prato original. Para completar esta delícia, um molho à base de um suave creme de abóbora, delicadamente agridoce, que combina perfeitamente com o Pecorino ralado, criando um equilíbrio irresistível. Deixe-se seduzir pelos tortelli alla carbonara, um prato principal refinado e provocante onde cada mordida é uma viagem entre tradição e inovação!

Aqui estão outras variações da carbonara clássica:

 

INGREDIENTES

para a massa fresca (para cerca de 80 tortelli)
Farinha tipo 00 350 g
Sêmola 150 g - (+ q.b. para a bancada)
Ovos 5
para o recheio
Guanciale 400 g
Queijo pecorino romano 250 g
Gemas 200 g
Mascarpone 150 g
Parmigiano Reggiano DOP 80 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para o creme de abóbora
Abóbora delica 600 g - (a limpar)
Cebolas brancas 60 g
Queijo pecorino romano 60 g
Vinagre de vinho branco 30 g
Água 1 copo
Azeite virgem extra 30 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para cozinhar e servir os tortelli
Azeite virgem extra quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Queijo pecorino romano quanto baste

Para preparar o recheio

Para preparar os tortelli alla carbonara, comece pelo recheio: corte o guanciale em tiras 1, coloque-o em uma frigideira 2, acenda o fogo baixo e doure até ficar crocante. Enquanto cozinha, recolha a gordura da frigideira e reserve 3.

Quando o guanciale estiver bem dourado 4, deixe-o secar em papel absorvente 5. Em uma tigela de metal, misture as gemas, um pouco de sal, bastante pimenta e parte da gordura do guanciale reservada 6. Coloque a tigela em banho-maria sobre o fogo.

Bata com um batedor manual 7 até formar uma mistura densa, semelhante a um zabaione; você deve atingir 60°C para obter a consistência perfeita 8. Adicione fora do fogo o Parmesão, o pecorino e o mascarpone 9.

Misture tudo com o batedor 10, depois retorne ao fogo em banho-maria e cozinhe até atingir novamente 60°C, mexendo continuamente 11. Uma vez pronta, prove e ajuste o sal, se necessário. Transfira o creme obtido para um copo medidor 12.

Bata com o mixer de imersão 13 para obter um molho liso e homogêneo 14. Transfira o recheio para um saco de confeitar sem bico 15 e deixe descansar na geladeira por pelo menos 8 horas.

Para preparar a massa fresca

Para preparar a massa fresca, coloque a farinha e a sêmola sobre uma superfície 16, misture-as e faça um poço no centro. Bata os ovos 17 e despeje no centro 18.

Comece a misturar com um garfo para juntar os ingredientes 19. Depois continue amassando com as mãos, ajudando-se com uma espátula 20. Quando obtiver uma massa lisa, firme e homogênea, forme um bloco 21. Cubra com filme plástico e deixe descansar na geladeira por uma hora.

Para preparar o creme de abóbora

Prepare o creme de abóbora: descasque e corte a cebola em julienne 22. Limpe a abóbora removendo as sementes internas 23 e a casca 24.

Em seguida, corte 400 g de polpa em pedaços grosseiros 25. Em uma panela, aqueça um fio de azeite, adicione as cebolas 26 e deixe-as refogar com uma pitada de sal até ficarem macias 27.

Adicione a abóbora cortada em cubos 28, despeje um copo de água 29 e cozinhe com a tampa por cerca de 15 minutos 30, até obter uma abóbora cozida, mas seca.

Quando a abóbora estiver cozida, mas seca, adicione o vinagre 31, tempere com pimenta e cozinhe por mais 2 minutos. Bata a mistura com o mixer de imersão 32, depois passe por uma peneira para obter um creme liso e sedoso 33.

Para montar os tortelli

Retome a massa, pegue uma porção 34 e envolva a restante em filme plástico para evitar que seque. Estique a massa com o rolo para afiná-la o suficiente para passá-la no cilindro da máquina de macarrão 35. Passe a massa várias vezes reduzindo gradualmente a espessura até chegar à mais fina, deve ficar quase transparente 36.

Recorte discos com um cortador de 8 cm de diâmetro 37. Borrife as folhas de massa com água 38 (ou pincele com um pincel de cozinha) e esprema um pouquinho de recheio no centro 39.

Agora forme os tortelli: dobre as folhas de massa ao meio 40 pressionando bem as bordas 41 para criar meias-luas 42.

Agora una as extremidades 43 apertando as bordas de ambos os lados 44. Coloque os tortelli em uma bandeja levemente enfarinhada com sêmola 45. Você obterá cerca de 80 tortelli com estas quantidades.

para o cozimento

Cozinhe os tortelli em água fervente por 1,5-2 minutos no máximo 46. Enquanto isso, em uma frigideira, coloque uma concha da água do cozimento 47 e um fio de azeite 48.

Escorra os tortelli aqui 49, tempere com pimenta e salteie por alguns instantes 50. No prato de servir, forme quenelles com o creme de abóbora, depois coloque os tortelli 51.

Complete com o guanciale 52 e com o Pecorino ralado 53. Sirva imediatamente seus tortelli alla carbonara caseiros 54!

Conservação

Recomendamos consumir imediatamente os tortelli alla carbonara.

Você pode congelar os tortelli crus: coloque-os primeiro em uma bandeja para firmar bem no freezer, depois transfira-os para sacos plásticos mais práticos.

Dica

Se a massa da pasta fresca ficar muito mole, você pode adicionar sêmola.

Salgue com moderação porque tanto o Pecorino quanto o guanciale têm um sabor bastante salgado!

Para saltear os tortelli na frigideira, você pode usar a gordura do guanciale restante em vez de azeite.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.