Risoto à carbonara

/5

APRESENTAÇÃO

A Espaguete à Carbonara é uma das receitas mais famosas e desafiadoras da culinária italiana. Se, em vez de utilizar massa, usarmos arroz, o que obtemos é um prato principal igualmente cremoso e saboroso, o risoto à carbonara! Todos os elementos da tradição estão presentes: o guanciale crocante, o pecorino e as gemas, que devem ser adicionadas rigorosamente fora do fogo. Consequentemente, o sabor não pode decepcionar, pelo contrário... depois de provar nosso risoto à carbonara, apostamos que você também quererá experimentar estas variações:

INGREDIENTES
Arroz Carnaroli 320 g
Gemas 8 - a massa amarela
Guanciale 250 g
Queijo pecorino romano 100 g
Vinho branco 50 g
Caldo de legumes 1 l
Manjerona quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar o risoto à carbonara, primeiro faça o Caldo de legumes e mantenha-o aquecido. Despeje as gemas em uma tigela 1, depois adicione o pecorino ralado 2 e a pimenta 3.

Misture bem 4, depois coloque a tigela sobre uma panela em banho-maria 5 e continue mexendo em fogo médio-baixo até que a mistura fique cremosa 6.

Deixe de lado e cuide do guanciale: depois de retirar a pele, corte-o primeiro em fatias 7 e depois em tiras 8. Coloque o guanciale em uma frigideira já quente 9.

Deixe o guanciale suar em fogo baixo por cerca de 10 minutos 10. Quando estiver crocante e dourado, retire-o da frigideira e transfira para papel absorvente 11. Agora coloque o arroz em uma panela 12 e torre-o a seco, mexendo com frequência.

Regue com o vinho branco 13 e deixe a parte alcoólica evaporar completamente. Em seguida, cozinhe o arroz adicionando uma concha de caldo quente de cada vez, certificando-se sempre de que o líquido seja absorvido antes de adicionar a próxima 14. A três quartos do tempo de cozimento indicado, desligue o fogo, cubra com a tampa 15 e deixe descansar por 3 minutos.

Após esse tempo, adicione a mistura de ovos e pecorino 16 e misture bem 17, depois adicione cerca de metade do guanciale dourado e misture novamente 18.

Sirva e decore com o restante do guanciale 19 e algumas folhas de manjerona 20. Seu risoto à carbonara está pronto para ser servido 21!

Conservação

Recomenda-se consumir o risoto à carbonara assim que estiver pronto.

Não é possível preparar com antecedência o creme de gemas e pecorino.

Conselho

Para um toque extra de sabor, você pode finalizar o risoto com o fundo de cozimento do guanciale!

Experimente também outros clássicos da tradição em versão risoto, como por exemplo o Risoto all'amatriciana, o Risoto cacio e pepe ou o Risotto alla puttanesca!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.