Triglie alla Vernaccia

/5

APRESENTAÇÃO

A culinária sarda, caracterizada por sabores simples e marcantes, baseia-se no uso de produtos genuínos e intimamente ligados ao território: a área de Oristano, por exemplo, é famosa pela bottarga de tainha, ingrediente principal para os eternos spaghetti com bottarga ou os lorighittas, um formato particular de massa. Esta zona também é conhecida por uma DOC especial: a Vernaccia di Oristano, um vinho de alta qualidade para degustar em taça ou com o qual preparar, por exemplo, umas trilhas perfumadas à Vernaccia. Este típico prato principal de peixe, que possui algumas variações como todos os pratos ligados ao território, é cozido em um molho saboroso de tomates frescos temperado com raspas de limão e salsinha para um resultado com um aroma totalmente mediterrâneo! As carnes tenras e delicadas das trilhas de rocha, preferíveis às de lama neste caso, são realçadas por um breve cozimento e pelo aroma único conferido pelo vinho. Não se deixe enganar pela apresentação rústica: as trilhas à Vernaccia são como os ilhéus que as inventaram... boas de coração!

Descubra também estas receitas com trilhas:

  • trilhas à livornese
  • espaguetão com ragu de trilhas
INGREDIENTES
Salmonete 850 g - (4 para limpar) de rocha
Vernaccia 100 g - de Oristano DOC
Tomates datterini 300 g
Farinha de rosca 20 g
Casca de limão 1 - não tratado
Salsa quanto baste
Alho 1 dente
Azeite virgem extra 30 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar as trilhas à Vernaccia, primeiro lave os tomates-cereja e esprema-os com os dedos em uma tigela para liberar o suco e as sementes 1. Despeje cerca de 20 g de óleo em uma frigideira antiaderente, adicione o dente de alho 2 e deixe dar sabor por 1 minuto, depois adicione os tomates com seu suco 3, sal e pimenta.

Cubra com uma tampa 4 e cozinhe em fogo médio por cerca de 15 minutos. Enquanto isso, prepare o resto dos ingredientes: pique a salsinha 5, rale as raspas de limão 6 e reserve.

Escame as trilhas 7, depois faça um corte na barriga com uma faca 8 e lave-as sob água corrente para remover as vísceras 9: no total, você deve obter cerca de 650 g de trilhas limpas.

Após o tempo de cozimento dos tomates, transfira-os para uma tigela 10 e despeje o óleo restante na mesma frigideira. Coloque as trilhas na frigideira 11, aumente o calor para médio-alto e polvilhe com pão ralado 12

e as raspas de limão raladas 13, depois sal e pimenta. Neste ponto, regue com a Vernaccia di Oristano DOC 14 e, assim que evaporar, vire as trilhas do outro lado com a ajuda de uma colher ou garfo 15.

Cozinhe por um par de minutos, depois adicione os tomates 16, abaixe o fogo e deixe cozinhar em fogo baixo por 4-5 minutos. No final do cozimento, perfume com a salsinha picada 17 e sirva as suas trilhas à Vernaccia bem quentes 18!

Conservação

Recomenda-se consumir as trilhas à Vernaccia imediatamente após o preparo, ou você pode conservá-las na geladeira, cobertas com filme plástico, por no máximo um dia. Congelar não é recomendado.

Conselho

Para agilizar o preparo, você pode pedir ao seu peixeiro para limpar as trilhas. A receita tradicional prevê as trilhas inteiras, mas se preferir, também pode usar os filés já prontos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.