Nhoque com ragu de tamboril e bottarga

/5

APRESENTAÇÃO

O tamboril é geralmente utilizado na culinária para enriquecer sopas e caldos de peixe devido à sua carne compacta e rica em sabor, mas os filés também são ótimos para assar no forno. Desta vez, no entanto, propomos os nhoques com ragu de tamboril e bottarga, um prato principal saboroso e requintado! Os Nhoque de batata feitos com farinha de sêmola são temperados com um delicioso molho de peixe e tomatinhos, completado pela nota salgada da bottarga de tainha. Uma receita que certamente impressionará, ideal para incluir nos menus de mar para ocasiões especiais, como o jantar da Véspera, por exemplo. Não se deixe desencorajar pelo aspecto rude deste peixe delicado: depois de provar os nhoques com ragu de tamboril e bottarga, você mudará de opinião imediatamente!

Experimente também estas receitas com tamboril:

INGREDIENTES

Para os nhoques de sêmola
Batatas 1 kg
Sêmola de trigo duro remacinada 500 g
Gemas 2
Para o ragu de tamboril
Peixe vermelho 1 kg - inteiro
Tomates-cereja 500 g
Alho 4 dentes
Casca de limão 1
Alecrim 2 raminhos
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para servir
Bottarga de tainha quanto baste

Preparação

Para preparar os nhoques com ragu de tamboril e bottarga, primeiro prepare o peixe: remova as escamas sob água fria corrente usando o utensílio apropriado ou uma faca 1, depois seque bem 2 e retire as vísceras. Transfira o tamboril inteiro para uma assadeira forrada com papel manteiga e tempere com azeite de oliva 3.

Salgue 4 e apimente, em seguida adicione os raminhos de alecrim 5 e os dentes de alho com casca 6.

Perfume com a casca de limão ralada 7 e massageie bem com as mãos para que os aromas sejam absorvidos 8. Finalmente, distribua os tomatinhos na assadeira 9 e asse a 165°C por 25 minutos no forno com função 50% vapor. Alternativamente, você pode usar o forno estático e assar a 150°C por 45 minutos.

Enquanto isso, coloque as batatas em uma panela com água fria, sem retirar a casca 10. Leve à fervura e cozinhe por 20-25 minutos, até que consiga espetá-las facilmente com um garfo. Uma vez cozidas, amasse-as com um espremedor de batatas sobre uma superfície 11 e deixe secar ao ar por 2-3 minutos 12.

Agora adicione as gemas 13 e cubra tudo com a farinha de sêmola 14, depois amasse com as mãos até obter uma massa homogênea 15.

Divida a massa em porções menores 16, forme rolinhos 17 e corte-os em pedaços de cerca de 2 cm usando uma espátula 18. Transfira os nhoques para um pano enfarinhado e reserve.

Após o tempo de cozimento do tamboril 19, retire do forno e limpe o peixe, separando apenas a polpa 20. Transfira-a para uma tigela e desfie com as mãos, certificando-se de que não haja espinhas 21.

Despeje os tomatinhos junto com a água de cozimento do tamboril em uma frigideira grande 22. Enquanto isso, leve uma panela de água salgada para ferver e cozinhe os nhoques por alguns minutos 23. Quando subirem à superfície, escorra-os diretamente na frigideira 24.

Adicione uma generosa quantidade de bottarga ralada 25 e refogue em fogo alto para reduzir o molho. Apimente 26 e acrescente a polpa do tamboril, com o fogo já apagado 27.

Misture bem e refogue por mais um minuto 28. Sirva e finalize o prato com um pouco mais de bottarga ralada 29. Seus nhoques com ragu de tamboril e bottarga estão prontos para serem servidos 30!

Conservação

É recomendável consumir imediatamente os nhoques com ragu de tamboril e bottarga. Se necessário, você pode guardá-los na geladeira por no máximo um dia.

Conselho

Use os tomatinhos amarelos no lugar dos cereja para uma variante colorida!

Para limpar o peixe, você pode seguir as orientações do nosso guia: Como limpar o tamboril.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.