Trouxinhas de ricota e escarola

/5

APRESENTAÇÃO

As trouxinhas de ricota e escarola são uma entrada perfeita para levar à mesa. A combinação de escarola, uva-passa e pinoli sempre funciona, mas misturada à delicadeza da ricota é um recheio irresistível. O invólucro que as encerra é feito com poucos ingredientes, como farinha, água, sal e óleo, mas guardará este recheio macio em uma crocância que vale a pena experimentar. A escarola, também chamada de endívia, está presente no mercado quase o ano todo. Essas trouxinhas são ideais para saborear morno em frente à lareira ou para levar em um piquenique no parque. Outra ideia divertida seria prepará-las em versão menor e usá-las como finger food para enriquecer seus buffets. As trouxinhas de ricota e escarola são perfeitas para inúmeras ocasiões, simples, mas de grande impacto!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa
Água 150 g - (morna)
Farinha tipo 00 300 g
Azeite virgem extra 30 g
Sal fino 5 g
para o recheio
Escarola (endívia) 450 g
Ricota de vaca 150 g
Uva passa 25 g
Pinhões 30 g
Alho 1 dente
Azeite virgem extra 15 g
Tomilho 2 raminhos
Sal quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para selar e pincelar as trouxinhas
Água quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar as trouxinhas de ricota e escarola, comece com a preparação da massa. Primeiro, peneire a farinha em uma tigela grande 1, depois adicione o sal 2 e o óleo 3.

Adicione também a água morna e comece a amassar com as mãos 4, uma vez que todos os líquidos forem absorvidos, passe a mistura para uma superfície de trabalho e trabalhe até obter uma massa homogênea 5. Em seguida, envolva-a em filme plástico e deixe-a descansar por 30 minutos em temperatura ambiente 6.

Enquanto isso, comece a preparar o recheio. Corte a escarola grosseiramente 7, lave-a bem e deixe escorrer ligeiramente. Doure um dente de alho em uma frigideira com um fio de óleo, depois adicione a escarola 8, sal, pimenta e deixe murchar por cerca de 7 minutos, cobrindo com uma tampa e mexendo de vez em quando 9.

Enquanto isso, enxágue bem a uva-passa e coloque-a de molho em água fria para reidratar 10. Assim que a escarola murchar, retire o alho 11 e passe-a por uma peneira sobre uma tigela para eliminar o excesso de água 12.

Esprema-a ligeiramente para eliminar ainda mais a água 13, a escarola deve estar bastante seca para evitar que o recheio vaze durante o cozimento. Passe-a para uma tigela grande e adicione também: a ricota, os pinoli 14, a uva-passa previamente escorrida 15, o sal, a pimenta moída e as folhinhas de tomilho. Misture tudo para incorporar bem.

Passados os 30 minutos, pegue a massa, retire o filme plástico, coloque-a em uma superfície enfarinhada e comece a estendê-la com o rolo 16. Assim que obtiver uma massa fina, corte 6 discos com um cortador de 18 cm 17 e coloque no centro de cada disco uma colher generosa de recheio 18.

Nesse ponto, pincele as bordas do disco com um pouco de água que servirá como cola 19. Feche o disco levando as bordas ao centro e apertando-as delicadamente para selar 20. Para dar um motivo decorativo, faça pregas sobrepondo as bordas da massa 21.

Coloque as trouxinhas em uma assadeira coberta com papel manteiga e pincele-as com um pouco de óleo 22. Termine todos os ingredientes, depois asse a 200°C em forno estático por 30 minutos, ou em forno ventilado a 180°C por 20 minutos, para garantir que os tempos de cozedura estejam corretos, experimente assar primeiro uma única trouxinha 23. Sirva as trouxinhas de ricota e escarola mornas 24.

Conservação

Você pode conservar suas trouxinhas de ricota e escarola por no máximo um dia na geladeira, fechadas em um recipiente hermético. Como alternativa, você pode congelá-las após assadas e aquecê-las quando necessário.

Dica

Se o recheio de ricota e escarola estiver muito úmido, adicione pão ralado ou, alternativamente, parmesão para dar ainda mais sabor à mistura!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.