Creme de couve negra

/5

APRESENTAÇÃO

A temporada de inverno oferece vegetais diferentes do habitual, muito bons, mas que muitas vezes não sabemos como usar, como a couve negra.
Muito usada na culinária toscana (é um dos ingredientes da famosa Ribollita), a couve negra não requer longos tempos de cozimento e não tem um sabor forte como o de outros tipos de repolhos, como o repolho cabeça ou a couve-flor.
Nesta receita, a couve negra é cozida com batatas em cubos e alho-poró picado finamente; tudo é batido e depois passado por uma peneira para obter um creme delicado e cremoso.
O creme de couve negra é um prato revigorante e saboroso, ideal para enfrentar os últimos frios!

Experimente também estas receitas:

 

INGREDIENTES

Couve negra 1 ½ kg
Batatas 400 g
Alhos-porós 2
Caldo de legumes 1 ¼ l
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para os croutons
Pão 50 g
Azeite virgem extra 1 colher

Preparação

Para preparar o creme de couve negra, limpe os alhos-porós, corte-os em fatias e refogue-os com azeite de oliva extravirgem, em uma panela grande, por cerca de 5 minutos 1. Adicione as batatas, previamente cortadas em cubos 2, e cozinhe tudo por cerca de 10 minutos em fogo baixo, mexendo para que as batatas não grudem no fundo 3. Sal e pimenta a gosto.

Limpe a couve negra e corte as folhas grosseiramente 4; você deve obter cerca de 500 g de couve negra limpa. Adicione-a na panela com os outros vegetais 5 e comece a adicionar o caldo de legumes, uma concha de cada vez, mantendo-o sempre abaixo do nível da couve negra 6 e deixe cozinhar tudo por 25 minutos.

Enquanto a sopa cozinha, prepare os croutons como acompanhamento: corte o pão, fresco ou amanhecido, em pequenos cubos; coloque-os em uma assadeira coberta com papel manteiga e regue-os com uma colher de sopa de azeite 7. Em seguida, asse-os por 6 minutos a 200ºC no forno no modo grill, para tostá-los 8. Verifique o cozimento e o sabor da sopa, que estará pronta 9.

Bata a sopa com um mixer de imersão, até transformar a couve em um creme 10. Passe o creme obtido por uma peneira fina, pressionando com uma colher, para torná-lo uma sopa cremosa (11-12).

Coloque novamente no fogo o creme e aqueça-o por alguns minutos 13. O creme de couve negra está pronto: sirva-o ainda quente em um prato fundo 14 e acompanhe com os croutons 15!

Conservação

Conserve o creme de couve negra na geladeira em um recipiente hermeticamente fechado por 2-3 dias.
O creme pode ser congelado.

Conselho

O bom dos cremes é que você pode personalizá-los: se deseja um creme mais cremoso, basta adicionar creme de leite; se deseja algo mais substancial, basta adicionar massa curta. A preparação é rápida e fácil, mas se você não tiver um mixer de imersão, não se preocupe: você pode fazer a mesma operação com seu liquidificador!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.