Massa com couve negra e castanhas

/5

APRESENTAÇÃO

Gostou da massa com couve negra? Com poucos outros ingredientes, você obterá uma alternativa a este prato principal perfeito para a estação mais fria: massa com couve negra e castanhas! Uma massa super saborosa, graças ao creme de couve negra feito com um ingrediente especial: as castanhas! Até os talos da couve negra poderão ser usados no processo, vamos revelar como... para uma receita sem desperdícios! Com uma pitada de ricota salgada antes de servir, você completará este prato principal cremosíssimo e irresistível! Para um resultado realmente original, escolhemos penne como formato de massa, mas você pode optar pelo que mais gosta, seja longo ou curto!

Aqui estão outras receitas com couve negra que você não pode perder:

INGREDIENTES

Mastros de bandeira 320 g
Couve negra 150 g
Alho 1 dente
Suco de limão quanto baste
Castanhas pré-cozidas 150 g
Parmigiano Reggiano DOP 2 colheres
Azeite virgem extra quanto baste
para decorar
Salada de ricota quanto baste
Castanhas pré-cozidas quanto baste

Preparação

Para preparar a massa com couve negra e castanhas, comece limpando a couve negra. Separe as folhas da couve 1 e remova os talos, puxando delicadamente 2. Não jogue os talos fora: eles serão usados depois. Reserve também as folhas menores e mais macias. Escalde a couve negra em água salgada fervente 3.

Após cerca de um minuto, escorra usando uma escumadeira, reservando a água do cozimento e transfira para uma tigela com água e gelo 4. Desta forma, ao esfriar rapidamente, manterá uma cor brilhante. Agora, esprema 5 e transfira para um recipiente alto e estreito 6.

Adicione meio dente de alho descascado 7, algumas gotas de suco de limão 8 e as castanhas pré-cozidas 9.

Adicione também o Parmigiano Reggiano DOP ralado 10, um fio de azeite 11 e um pouco da água de cozimento da couve 12.

Bata com um mixer de imersão 13 até obter um creme liso 14. Reserve e pegue os talos da couve negra. Corte-os em rodelas finas 15.

Em uma frigideira, adicione um fio de azeite e o meio dente de alho. Adicione os talos da couve negra e as folhas mais macias reservadas no início 16. Adicione uma pitada de sal e termine o cozimento. Enquanto isso, cozinhe os penne na água de cozimento da couve que você terá levado novamente à fervura 17. Assim que a couve estiver macia, remova o alho e adicione o creme feito com as folhas 18. Adicione também um pouco da água de cozimento.

Escorra os penne al dente e transfira diretamente para a frigideira 19. Misture bem tudo 20, depois transfira para os pratos 21.

Finalize com a ricota salgada 22 e as castanhas esfareladas 23. Seus penne estão prontos, aproveite imediatamente 24!

Conservação

Recomendamos consumir a massa no momento; caso contrário, é possível armazená-la por um dia na geladeira.

Conselho

Se preferir, em vez da ricota salgada, você pode usar a defumada para um sabor mais intenso, ou mesmo a ricota fresca para um sabor mais delicado, colocando pequenas porções na massa apenas no último momento!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.