Vinaigrette

/5

APRESENTAÇÃO

Com a chegada do verão, vem a vontade de pratos frescos, mas não menos saborosos. Da cozinha francesa vem em seu socorro um tempero leve e aromático: depois da citronette, um "dressing" com sabor cítrico, hoje queremos apresentar-lhe o vinagrete. Do francês "vinaigre", que significa "vinagre", esta emulsão é obtida misturando vinagre de vinho branco e óleo. Ideal para temperar saladas e legumes cozidos, o vinagrete é perfeito para realçar o sabor de pratos principais delicados à base de carne ou peixe, como o nosso frango crocante, ou um carpaccio de peixe-espada. Nós lhe propomos esta versão, mas dependendo da intensidade do sabor ácido que você deseja obter, é possível aumentar ou diminuir a quantidade de vinagre, ou substituí-lo por um vinagre de vinho tinto ou balsâmico. Uma vez alcançado o equilíbrio certo, é possível adicionar especiarias e ervas aromáticas para dar um toque extra às suas preparações. Prontos? Então, batedor na mão: hoje trazemos à mesa um pequeno pedaço da França!

INGREDIENTES
Ingredientes para 150 g de vinaigrette
Vinagre de vinho branco 40 g
Azeite virgem extra 120 g
Sal 1 pitada
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar o vinagrete, comece pegando uma tigela grande e coloque o sal 1. Adicione o vinagre de vinho branco 2 e dissolva o sal no vinagre, mexendo com um batedor manual. Continue batendo enquanto adiciona o óleo em fio para emulsionar 3. Se preferir, você também pode usar um batedor de molas plano ou o mixer.

Ajuste o sabor com pimenta 4 e continue batendo 5 até obter um vinagrete homogêneo. O resultado não deve ser separado, mas sim o óleo deve emulsionar completamente com o vinagre. Neste ponto, o vinagrete estará pronto para ser usado 6.

Conservação

É preferível usar o vinagrete recém-preparado. Ao repousar, a parte líquida e a oleosa desta emulsão tendem a se separar.

Alternativamente, é possível conservá-lo na geladeira por um máximo de 2 dias. Coloque-o em um pote de vidro hermeticamente fechado. Antes de usar, emulsione novamente.

Não é recomendável congelar o vinagrete.

Conselho

Para personalizar suas preparações, tente adicionar um picado de ervas aromáticas ao seu vinagrete. Use tomilho para pratos à base de peixe e manjerona para os de carne.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.